“Outro Fuzilado Pelo Esquadrão”: o Esquadrão da Morte no Ultima Hora Carioca (1968-1969)

Autores

Palavras-chave:

Esquadrão da Morte, Ultima Hora, fotojornalismo

Resumo

A bibliografia sobre o Esquadrão da Morte utiliza amplamente fontes de imprensa, sendo inegável a importância destas para sua compreensão. Entretanto, alguns problemas e cuidados são necessários para o trabalho com representações fotojornalísticas. A análise de edições e fotografias do Ultima Hora (UH) carioca entre os anos de 1968 e 1969, sob a guarda do Arquivo Público do Estado de São Paulo, revela uma complexa malha de influências possíveis e um discurso que oscila entre certo apoio e a denúncia do EM. Apresentamos brevemente as origens do EM e do UH; as representações fotojornalísticas de execuções; o espaço cedido pelo periódico para explicar as motivações e “utilidade” social do EM; e as recorrentes denúncias contra seus excessos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Dias Antonio, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com bolsa CAPES. Mestra em História pela mesma instituição e licenciada em História pelo Centro Universitário Dr. Edmundo Ulson. Membro discente do “NEMED – Núcleo de Estudos Mediterrânicos” (UFPR) e do grupo de pesquisa “Cultura e Poder” (UFPR).

Downloads

Publicado

2019-03-01

Como Citar

ANTONIO, M. D. “Outro Fuzilado Pelo Esquadrão”: o Esquadrão da Morte no Ultima Hora Carioca (1968-1969). Revista Aedos, [S. l.], v. 10, n. 23, p. 170–193, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/85637. Acesso em: 28 mar. 2024.