A organização dos imigrantes brasileiros na Flórida, EUA

Autores

  • Alex Guedes Brum Fundação Getúlio Vargas

Palavras-chave:

migração internacional, emigração de brasileiros, associativismo migrante.

Resumo

Com três a quatro milhões de brasileiros residindo no exterior, o Brasil é atualmente considerado como um país de emigração. A Flórida abriga uma das maiores comunidades de nacionais no estrangeiro, com algo entre 300 mil e 400 mil brasileiros. Este artigo tem como objetivo analisar a organização dos imigrantes brasileiros no referido estado norte-americano durante o periodo de tempo compreendido entre 1995 a 2016. Para tanto, foram realizados: questionários; pesquisa bibliográfica; e entrevistas semi-estruturadas, realizadas durante pesquisa de campo na Flórida, em setembro de 2016. Concluiu-se que, no que se refere à organização institucional de brasileiros na Flórida, são relevantes: os periódicos étnicos; as igrejas; e as associações seculares de e/ou para brasileiros. Além do mais, verificou-se que, na ausência de uma política consistente do Estado brasileiro para seus nacionais no estrangeiro, os próprios imigrantes se organizam na defesa de seus próprios direitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Guedes Brum, Fundação Getúlio Vargas

Atualmente doutorando em História, Política e Bens Culturais pela FGV-Rio, Alex Guedes Brum é graduado em Relações Internacionais com domínio adicional em Comércio e Negócios Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2013) e mestre em Estudos Estratégicos da Defesa e da Segurança pela Universidade Federal Fluminense (2017). Sua dissertação de mestrado foi contemplada com I Prêmio Brazil International Foundation. Em 2018, publicou seu primeiro livro: "Brasileiros no exterior: o caso da Flórida".

Downloads

Publicado

2019-03-01

Como Citar

GUEDES BRUM, A. A organização dos imigrantes brasileiros na Flórida, EUA. Revista Aedos, [S. l.], v. 10, n. 23, p. 194–211, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/83628. Acesso em: 29 mar. 2024.