Um estudo das relações entre a Argentina e Paraguai em torno do impasse sobre a navegação do Rio Paraná por meio de documentos diplomáticos brasileiros e as negociações para construção de Yacyretá (1965-1973)

Autores

  • Luiz Eduardo Pinto Barros UNESP/FRANCA

Palavras-chave:

Geopolítica na Bacia do Prata, Diplomacia, Estudos hídricos

Resumo

Este artigo aborda as relações entre Argentina e Paraguai no período de 1965 e 1973, quando ambos os países vivenciaram relações de cooperação e discórdia sobre o aproveitamento de rios internacionais na Bacia do Prata. Uma das principais negociações foi o processo de estudos relacionados à Usina Hidrelétrica de Yacyretá que é um dos principais elementos de integração entre ambos. O artigo se baseia no trabalho com fontes diplomáticas dos dois países e referências bibliográficas sobre o tema que esta diretamente ligado a dinâmica internacional da América  Latina contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Eduardo Pinto Barros, UNESP/FRANCA

Doutorando do Programa de Pós- Graduação em História da UNESP/Franca

Downloads

Publicado

2018-03-01

Como Citar

BARROS, L. E. P. Um estudo das relações entre a Argentina e Paraguai em torno do impasse sobre a navegação do Rio Paraná por meio de documentos diplomáticos brasileiros e as negociações para construção de Yacyretá (1965-1973). Revista Aedos, [S. l.], v. 9, n. 21, p. 83–108, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/76502. Acesso em: 16 abr. 2024.