“Leis que atuam no tempo e no espaço”: um diálogo entre o pensamento de Oliveira Vianna, Azevedo Amaral e família (1937-1945)

Autores

Palavras-chave:

Relações de Poder Político-Institucionais, Trabalho, Autoritarismo, Família

Resumo

Este artigo está inserido em uma historiografia que procura compreender as dinâmicas sociais, econômicas e políticas entre as décadas de 1930 e 1945, no Brasil. Deste modo, na primeira parte abordaremos a influência do pensamento autoritário de Oliveira Vianna na formulação de políticas por parte da Ditadura do Estado Novo e como o seu diagnóstico da “realidade nacional” teve importância na formatação político-burocrática do Estado. Em segundo lugar, acrescentaremos as proposições sobre centralização econômica de Azevedo Amaral e o papel da economia para este intelectual no desenvolvimento da nação. Por fim, como o Estado Novo utilizou-se da família como um argumento teórico, mas também prático, no sentido de intervenções políticas visando a conformação da família trabalhadora e do mesmo modo e que forma absorveu o pensamento autoritário de Vianna e Amaral para estruturar a sua política social e econômica.

 

Palavras-chave: Autoritarismo; Estado Novo; Família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Roberto Wilke, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em História Licenciatura Plena e Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Maria (2017), com financiamento CAPES/DS. Área de concentração História, Cultura e Poder. Linha de pesquisa Cultura, Migrações e Trabalho. Possui interesse em temas ligados ao período do Brasil Republicano, de modo geral. Em específico, questões que se referem a Autoritarismos, Ditaduras, Estado, Política e Classe Trabalhadora. Interessa-se, também, por questões que envolvem o ensino-aprendizagem de História. Atualmente, cursa o Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, UFSM/EaD.

Downloads

Publicado

2018-03-01

Como Citar

WILKE, F. R. “Leis que atuam no tempo e no espaço”: um diálogo entre o pensamento de Oliveira Vianna, Azevedo Amaral e família (1937-1945). Revista Aedos, [S. l.], v. 9, n. 21, p. 8–30, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/76498. Acesso em: 28 mar. 2024.