Leitura e literatura: o letramento literário como processo de intelectualização

Autores

  • Igor Alexandre Barcelos Graciano Borges Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
  • Fábio de Souza Graduado em Letras – Inglês / Português e suas Literaturas, pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Professor na Escola Municipal Osvaldo Cruz.

Palavras-chave:

Letramento Literário. Literatura. Leitura. Ideologias.

Resumo

O presente artigo tem por intuito mostrar de forma clara, a qualidade do letramento literário enquanto ferramenta que possibilita analisar as peculiaridades dos inúmeros discursos, que são construídos no íntimo da literatura e no âmbito social. Nesse sentido, salientou-se ainda a qualidade que reside na literatura e na leitura, e mostrando que esta se potencializa e se constitui peça fundamental para que se trabalhe o letramento literário. Este é visto no trabalho como elemento/ferramenta que possui em seu bojo de possibilidades, a qualidade necessária para que se analise mais do que a superfície tanto das obras, como, também, de nosso posicionamento enquanto seres pensantes e críticos, assim como, as inúmeras ideologias impregnadas nos vários discursos que constroem as leituras. O trabalho se fundamentou segundo Cosson, Lajolo, Rojo, Freire, Zilberman, Foucault entre outros que trabalham em concretizar não somente, a qualidade ímpar da leitura, da literatura, como, também, no quesito de construções ideológicas assim como, as qualidades estéticas da literatura e o letramento literário. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio de Souza, Graduado em Letras – Inglês / Português e suas Literaturas, pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Professor na Escola Municipal Osvaldo Cruz.

Graduado em Letras – Inglês / Português e suas Literaturas, pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Professor na Escola Municipal Osvaldo Cruz.

Downloads

Publicado

2018-03-01

Como Citar

GRACIANO BORGES, I. A. B.; DE SOUZA, F. Leitura e literatura: o letramento literário como processo de intelectualização. Revista Aedos, [S. l.], v. 9, n. 21, p. 244–264, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/75837. Acesso em: 28 mar. 2024.