Fotografias Judiciárias, História e Processos criminais: notas de pesquisa (Irati-PR; 1948 e 1951)

Autores

  • Leonardo Henrique Lopes Soczek Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)
  • Hélio Sochodolak PPGH / UNICENTRO - PR

Palavras-chave:

Fotografias Judiciárias, Processos criminais, Irati-PR.

Resumo

O presente artigo pretende apresentar algumas considerações metodológicas acerca do uso da fotografia judiciária como fonte histórica. Tomamos como escopo dois processos criminais produzidos nos anos de 1948 e 1951 na Comarca de Irati-PR. Problematizamos uma das características apontadas acerca do uso da fotografia, que se refere ao ‘congelamento’ de determinado momento/evento histórico e sua ilustração, ao contrário, apresentamos considerações a respeito do uso de fotografias judiciárias e suas especificidades que requerem evidenciar elementos culturais materiais, como prova documental e a possibilidade de reconstituição de um delito. Os processos criminais estão alocados no arquivo da Vara Criminal de Irati-PR.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Henrique Lopes Soczek, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

Possui graduação de licenciatura em História (Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO/2016). Atualmente é mestrando em História na mesma instituição, onde desenvolve pesquisas pelo Núcleo de Estudos de História da Violência com ênfase os arquivos judiciais relacionados a crimes em espaços de sociabilidade(s) nas cidades de Irati-PR e Mallet-PR.

Hélio Sochodolak, PPGH / UNICENTRO - PR

Hélio Sochodolak é mestre em História Social pelas Universidades Estaduais de Londrina e Maringá (2001). É doutor (2005) em História Social pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Assis) . Leciona na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO-PR) desde 2003. Atua como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em História e Regiôes da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) e como professor visitante no Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL). No mestrado e no doutorado, desenvolveu pesquisas em história do século XIX tomando como tema o jovem Nietzsche. Atualmente pesquisa na linha "Espaçõs de práticas e relações de poder", vinculada ao PPGH da UNICENTRO. A linha "caracteriza-se pela investigação das práticas de poder a partir de uma perspectiva que concebe regiões como espaços praticados. O enfoque incide nas relações conflituosas postas por e para os sujeitos (táticas e/ou estratégicas) afrontando, mobilizando e/ou confirmando macro e micro poderes políticos, práticas e saberes de variadas ordens". Os projetos de pesquisa atuais do docente utilizam processos criminais no contexto do Sul do Paraná a partir de fins do século XIX. Trata-se de uma história da violência no Paraná no contexto da imigração eslava. Hélio foi presidente da Associação Nacional de História - Seção Paraná, no período de julho de 2008 a outubro de 2010. Foi diretor do Centro de Documentação e Memória (CEDOC) da UNICENTRO-Irati-PR durante o ano de 2012 e coordenou o Programa de Pós-graduação da UNICENTRO-PR, no biênio 2013-2014.

Downloads

Publicado

2018-03-01

Como Citar

SOCZEK, L. H. L.; SOCHODOLAK, H. Fotografias Judiciárias, História e Processos criminais: notas de pesquisa (Irati-PR; 1948 e 1951). Revista Aedos, [S. l.], v. 9, n. 21, p. 348–370, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/73427. Acesso em: 19 abr. 2024.