Controlar e reprimir: a criminalidade em Bragança-PA no início do século XX

Autores

  • Aldair Batista Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Palavras-chave:

HISTÓRIA E CRIME

Resumo

A manutenção da ordem pública que se consolidou em Bragança do Pará no início do século XX, constituiu-se pela aplicação de políticas de controle, vigilância e contenção a segmentos sociais populares no espaço urbano da cidade. Para as elites e autoridades bragantinas, ações populares que não estavam condizentes com os comportamentos e valores culturais que deveriam prevalecer em uma sociedade moderna, eram vistas como ilícitas e condenáveis. A documentação trabalhada levou a identificar o quanto uma parte da elite e os governantes de Bragança preocupavam-se com o aumento de indivíduos que sem ocupação ficavam vagando pela cidade perturbando a ordem social. Este artigo pretende abordar as estratégias de sobrevivência e o cotidiano popular envoltos em imposições regulamentares e de convivência. A pesquisa centra-se nas ações de um grupo de criminosos que agiam nos espaços urbanos da cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aldair Batista Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Bacharel e Licenciado em Artes Visuais e História pela Universidade Federal do Pará. Mestrando em Artes pela UFPA. Possuí especialização em Arte/Educação pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci. É bolsista da CAPES do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES-UFPA). É pesquisador do Museu de Arte Sacra de Bragança-PA (MASB).

Downloads

Publicado

2017-08-27

Como Citar

SOUZA, A. B. Controlar e reprimir: a criminalidade em Bragança-PA no início do século XX. Revista Aedos, [S. l.], v. 9, n. 20, p. 81–96, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/70756. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático