Configurações políticas, articulações e estratégias de imigrantes e descendentes diante das mudanças decorrentes do Estado Novo no Rio Grande do Sul (1937 – 1945)

Autores

  • Rodrigo Luis dos Santos Instituto Superior de Educação Ivoti - ISEI

Palavras-chave:

Estratégias. Articulações. Estado Novo.

Resumo

Pretende-se neste artigo apresentar e analisar como se desenvolveram as estratégias e articulações políticas de imigrantes alemães e seus descendentes durante o período do Estado Novo no Rio Grande do Sul. Para tanto, escolhemos como recorte espacial o município de Novo Hamburgo, abordando o processo de configuração política envolvendo grupos da elite local de confissão religiosa católica e evangélico-luterana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Luis dos Santos, Instituto Superior de Educação Ivoti - ISEI

Possui mestrado em História (bolsista FAPERGS/CAPES) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) (2016) e graduação em Licenciatura Plena em História pela mesma instituição (2013). Professor no Curso de Graduação em Licenciatura em História do Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI) e membro da Equipe Editorial da Revista Acadêmica Licencia&acturas. Esteve vinculado ao Núcleo de Estudos Teuto-Brasileiros (NETB) do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da UNISINOS (2011-2016). Tem experiência como professor no Ensino Fundamental e Médio. Atuou como historiador voluntário e coordenador de estágios no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo (2013-2016). Integrante, na qualidade de pesquisador, do grupo de pesquisa (CNPq) Núcleo de Estudos de História da Imigração (NEHI), na linha de pesquisa Espaço, Economia e Sociedade, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade de Passo Fundo (UPF). É membro e atual presidente (Gestão 2016-2017) da Associação Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras (ANPHCTB) e sócio da Associação Nacional de História - Seção Rio Grande do Sul (ANPUH-RS). Integrante do Fórum Setorial de Patrimônio Histórico e Cultural de Campo Bom e representante do mesmo, na qualidade de conselheiro titular, no Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (biênio 2016-2018). Tem interesse e atua nos seguintes temas: imigração e sua contextualização social e política; relações interétnicas; formação de redes sociais; organização social; educação, política e religião; Brasil e Rio Grande do Sul imperial e republicano (Primeira República e Período Vargas); Estado Novo, nacionalismo e ações de nacionalização; patrimônio, museus, acervos e arquivos documentais e históricos; ensino de História. 

Downloads

Publicado

2017-08-27

Como Citar

DOS SANTOS, R. L. Configurações políticas, articulações e estratégias de imigrantes e descendentes diante das mudanças decorrentes do Estado Novo no Rio Grande do Sul (1937 – 1945). Revista Aedos, [S. l.], v. 9, n. 20, p. 418–438, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/70194. Acesso em: 28 mar. 2024.