Em defesa de uma Historiografia Fora Do Armário

Autores

  • Carlos Henrique Lucas Lima Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)
  • Marcio Rodrigo Vale Caetano Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Palavras-chave:

ideário nacional, estudos de gênero e sexualidade, estudos queer

Resumo

A homossexualidade ora foi excluída dos discursos sobre a Nação, considerada como um perigo para o país que se afigurava, ora foi recluída, sendo relegada ao espaço do privado e ao que contemporaneamente se nomeia “gueto”. Este texto, a partir do comentário de escritos de críticos/as literários/as vinculados/as aos estudos sobre sexualidades e gêneros, busca problematizar o lugar da homossexualidade no ideário da Nação, além de defender uma literatura fora do armário como um gesto político necessário. Este ensaio aponta que, a despeito de esforços pontuais de críticos como Denilson Lopes, que busca chamar a atenção para a homossexualidade em textos literários, a historiografia literária brasileira segue ainda de costas para a homossexualidade, reputando-a como um tema menor, ou até mesmo anódino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Henrique Lucas Lima, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Doutor em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre em Letras e Linguística, área de concentração em História da Literatura, pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG e Licenciado em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, com trabalho de conclusão de curso em estudos de gênero e estudos culturais, sob a coordenação da Profa. Dra. Regina Zilberman, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é Professor Adjunto A na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e Líder do Grupo de Pesquisa Corpus Possíveis - Educação, Cultura e Diferenças, também da UFOB. Integra, desde 2013, o Grupo de Pesquisa em Cultura e Sexualidade (CuS), vinculado à UFBA, e é co-criador e editor-adjunto da primeira revista brasileira dedicada exclusivamente aos Estudos Queer, a Periódicus (http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistaperiodicus). Interesses de pesquisa: crítica cultural, teoria queer, estudos culturais, literatura brasileira, literatura comparada, feminismos, estudos de gênero, estudos pós-coloniais, estudos descoloniais, cultura brasileira, cultura latino-americana, estudos sobre a contemporaneidade, estudos sobre as subjetividades.

Marcio Rodrigo Vale Caetano, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Líder do Nós do Sul - Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Identidades, Currículos e Culturas, graduado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com mestrado e doutorado em educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Como parte dos estudos de pós-graduação, realizou estágio no Programa de Estudios Feministas do Centro de Investigaciones Interdisciplinarias en Ciencias y Humanidades da Universidad Nacional Autónoma de México (CEIICH- UNAM). Professor de Políticas Públicas da Educação no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande, orienta investigações desenvolvidas nos Programas de Pós-graduação em Educação e em História. A partir dos estudos feministas, decoloniais e queer, os temas de interesse e de pesquisa são: 1. desigualdades e marcadores sociais de diferenças; 2. currículos e culturas; 3. masculinidade(s)/homens; 4. população lésbica, gay, bissexual, travesti e transexual e 5. Gênero. É co-editor da Revista Momento: diálogos em educação. Entre 2013 e 2014, ocupou a secretaria executiva da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura ? ABEH - e a suplência no Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de LGBT da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Downloads

Publicado

2017-02-28

Como Citar

LUCAS LIMA, C. H.; VALE CAETANO, M. R. Em defesa de uma Historiografia Fora Do Armário. Revista Aedos, [S. l.], v. 8, n. 19, p. 24–36, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/69139. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático