O pecado nefando na primeira visitação do Santo Ofício ao Brasil (1591-1595)

Autores

  • Ronaldo Manoel Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

Santo Ofício da Inquisição, conduta homossexual, Brasil quinhentista

Resumo

Este ensaio tem por objetivo investigar a repressão ao pecado nefando, que atualmente corresponde à conduta homossexual, por ocasião da primeira visitação do Santo Ofício da Inquisição ao Brasil (1591-1595). O estudo está centrado no exame de processos inquisitórios, de quatro homens sentenciados por crime de sodomia, resultando no mapeamento socioeconômico dos réus. Enfatizamos que os autos secretos – que os inquisidores supunham inacessíveis a estranhos – trazem à tona, além do que hoje denominamos pedofilia e zoofilia, uma plêiade de atos homoeróticos, consumados por indivíduos da mais variada faixa etária. Apesar da atroz repressão de que foi alvo, a documentação atesta que o sexo entre iguais foi bastante praticado no primeiro século da colonização brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronaldo Manoel Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Licenciatura em História, especialização em História do Brasil. Atualmente é mestrando em História Social da Cultura Regional, Linha de Pesquisa: Política, Instituições e Identidades, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Investiga a repressão do Santo Ofício às minorias sexuais na América portuguesa.

Downloads

Publicado

2017-02-28

Como Citar

SILVA, R. M. O pecado nefando na primeira visitação do Santo Ofício ao Brasil (1591-1595). Revista Aedos, [S. l.], v. 8, n. 19, p. 62–84, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/66480. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático