BANCO DE DADOS E ACERVOS DIGITAIS: O USO DAS TIC’S NA PESQUISA EM HISTÓRIA

Autores

Palavras-chave:

Banco de dados, Pesquisa histórica, Sertão cearense

Resumo

O desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s) acabaram por influenciar a metodologia de trabalho de pesquisadores das mais diversas ciências, inclusive a ciência que estuda o Homem e sua ação no tempo e no espaço, concomitante à análise de processos e eventos ocorridos no passado, ou seja, a História. Este trabalho tem como objetivo investigar a utilização das TIC’s pelos pesquisadores que atuam no interior do Estado do Ceará, especificamente nas cinco cidades que abrigam universidades públicas que ofertam o curso de História. Foram identificados 22 portais ligados às universidades ou centros de pesquisa que disponibilizam acervo na internet, rico em imagens, documentos, livros, artigos científicos e outras produções que podem ser consultados pelo historiador em sua busca por vestígios do passado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner Pires da Silva, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior da Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em História do Brasil pela Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro e Bacharelado em Administração pela Faculdade Farias Brito (FFB). Administrador do Instituto de Estudos do Semiárido (IESA) da Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Sueli Maria de Araújo Cavalcante, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação Brasileira pela Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Mestre em Engenharia de Software, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Associado do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado Executivo (FEAAC) da UFC e professora do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior. Além disso, é professora conteudista do Curso de Administração Pública, modalidade semipresencial da UFC, Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Downloads

Publicado

2017-08-27

Como Citar

SILVA, W. P. da; CAVALCANTE, S. M. de A. BANCO DE DADOS E ACERVOS DIGITAIS: O USO DAS TIC’S NA PESQUISA EM HISTÓRIA. Revista Aedos, [S. l.], v. 9, n. 20, p. 481–501, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/64890. Acesso em: 28 mar. 2024.