Angelo las Heras: fragmentos de um anarquista e de seus desenhos combativos

Autores

  • Caroline Poletto Unisinos

Resumo

O presente texto pretende abordar aspectos da atuação militante do imigrante anarquista Ângelo Las Heras através da observação das suas composições visuais amplamente divulgadas pela imprensa libertária durante as três primeiras décadas do século XX, não apenas nos jornais gaúchos, mas também nos paulistas e através de demais suportes, como os folhetos, impressos em Barcelona e que circularam em Buenos Aires. Dessa forma, o presente estudo pretende resgatar traços tanto da trajetória do desenhista Ângelo de Las Heras como resgatar parte da obra imagética deste artista e apontar para o alcance internacional de suas composições visuais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Poletto, Unisinos

Doutoranda em História pela Unisinos (2013) com o seguinte projeto: "A Imaginação Subversiva ao Redor do Mundo: Imagens e Contos de Protesto na Imprensa Anarquista e Anticlerical (Espanha, Argentina e Brasil, 1897-1936). Possui título de Mestre em História obtido através do Programa de Pós Graduação da Unisinos-RS (2011). Tem como área de interesse a história do movimento operário (em especial dos anarquistas), bem como o que remete à análise dos aspectos textuais, simbólicos e imagéticos deixados por esses sujeitos (caricaturas e contos). Possui Pós Graduação (especialização) em História do Rio Grande do Sul pela Unisinos (2008). Graduada em Licenciatura Plena em História pela Universidade de Caxias do Sul(2006)

Downloads

Publicado

2015-12-27

Como Citar

POLETTO, C. Angelo las Heras: fragmentos de um anarquista e de seus desenhos combativos. Revista Aedos, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 287–302, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/60920. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático