Entre perseguições, agressões e empastelamentos: o caso dos jornais de trabalhadores Gutenberg (1891-1892) e Operário (1892) no Amazonas da Primeira República Brasileira

Autores

  • Luciano Everton Costa Teles Universidade do Estado do Amazonas - CEST

Palavras-chave:

História do Trabalho, Jornais Operários, Militantes, Violências

Resumo

o presente artigo procurou, através dos jornais Gutenberg (1891-1892) e Operário (1892), explicitar no interior dos anos iniciais da implantação do regime republicano as violências que os militantes operários sofreram ao tomarem para si a responsabilidade e os riscos de organizarem a classe operária e de fundarem jornais, que foram alvos de empastelamentos. Nesta esteira, buscou-se identificar esses militantes e suas atuações. E, de forma articulada, apresentar os jornais que eram por eles produzidos, os conteúdos publicados e, por fim, o contexto das violências a que eram submetidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Everton Costa Teles, Universidade do Estado do Amazonas - CEST

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Amazonas (2004) e Mestrado em História Social pela mesma Instituição (2008). Foi professor e coordenador do curso de Licenciatura Plena em História do Centro Universitário Nilton Lins. Atuou ainda como professor substituto da UFAM e como assessor pedagógico da Gerência de Educação Escolar Indígena. Atualmente faz parte do grupo de pesquisa História da Imprensa no Amazonas e atua como professor Assistente da Universidade do Estado do Amazonas (Unidade de Tefé), desenvolvendo atividades principalmente nos seguintes temas: História e Imprensa no Amazonas, História do Trabalho, História e Educação Escolar Indígena.

Downloads

Publicado

2015-12-27

Como Citar

TELES, L. E. C. Entre perseguições, agressões e empastelamentos: o caso dos jornais de trabalhadores Gutenberg (1891-1892) e Operário (1892) no Amazonas da Primeira República Brasileira. Revista Aedos, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 22–40, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/57333. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático