Uma Abordagem sobre Jogos e Ensino de História: a Proposta do Pife da Mitologia Egípcia

Autores

  • Gabriela Correa da Silva

Palavras-chave:

Jogos, mitologia, ensino de história.

Resumo

Este artigo explora as potencialidades do uso dos jogos no ensino de história. Para tanto, tece, inicialmente, algumas considerações acerca da utilização dessa metodologia na sala de aula de história. A fim de expor a experiência aqui compartilhada, o artigo aborda a elaboração do plano de aula e a construção do pife da mitologia egípcia. O plano dividiu-se em três etapas: 1) abordagem inicial do conteúdo; 2) elaboração de uma produção escrita, pelos alunos, que objetivou explorar o conceito de politeísmo e 3) a construção do jogo temático pela professora e a sua utilização em sala de aula. Durante a elaboração deste jogo, foi criado um baralho específico e sua aplicação inspira-se no jogo de cartas chamado “Pife”. Dessa forma, o presente texto, além de disponibilizar o material produzido, tem por finalidade contribuir para a discussão sobre as possibilidades didáticas associadas ao uso deste tipo de ferramenta no ensino de história.

Palavras-chave: jogos, mitologia, ensino de história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-07-20

Como Citar

CORREA DA SILVA, G. Uma Abordagem sobre Jogos e Ensino de História: a Proposta do Pife da Mitologia Egípcia. Revista Aedos, [S. l.], v. 7, n. 16, p. 330–347, 2015. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/57025. Acesso em: 30 jun. 2022.