Projeto Pomervida: vivências pedagógicas a partir de aspectos culturais locais

Autores

  • Carla Rejane Redmer Schneid
  • Carmem Burgert Schiavon

Palavras-chave:

Ensino, cultura local, pertencimento, diversidade.

Resumo

O presente trabalho, objetiva-se discutira importância do desenvolvimento pedagógico ligado às práticas culturais, no sentido de que a vida humana é construída nas vivências cotidianas. Abre-se, assim, outro campo, onde as práticas pedagógicas tomam como ponto de partida as expressões da cultura, inspirados no modo de vida das pessoas. Com base nisso, pretende-se relatar experiências vivenciadas em uma Escola da zona rural do município de São Lourenço do Sul (RS), que utiliza como uma das metodologias de ensino e reconhecimento cultural, o seu próprio modo de vida, a sua cultura. Com base neste exemplo prático, pretende-se identificar, por meio de ações práticas já desenvolvidas, a importância de atividades pedagógicas diferenciadas em que o aluno começa a se perceber como sujeito histórico, tendo em vista que ao encontrar na História, os referenciais culturais da comunidade estudada e dos sujeitos envolvidos, propondo-se ações metodológicas capazes de apontar saberes e princípios de pertencimento, através da cultura local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-07-20

Como Citar

REDMER SCHNEID, C. R.; BURGERT SCHIAVON, C. Projeto Pomervida: vivências pedagógicas a partir de aspectos culturais locais. Revista Aedos, [S. l.], v. 7, n. 16, p. 282–294, 2015. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/57022. Acesso em: 2 jul. 2022.