O processo de catalogação do acervo bibliográfico do laboratório de ensino de história

Autores

  • Jéferson Barbosa Costa

Palavras-chave:

Livros didáticos. Acervo. Catalogação

Resumo

O livro didático, por um longo período, ficou à margem das pesquisas acadêmicas sendo visto, não raras vezes, apenas como uma ferramenta didático-pedagógica.  Contudo, atualmente no cenário acadêmico tem-se um número relevante de produções que tomam o livro didático como objeto ou fonte de pesquisa, o que faz emergir a importância da criação de acervos que preservem estes materiais. Mas não basta apenas reunir e disponibilizar os livros didáticos para consulta, pois se trata de um material com diversas especificidades que precisam compor uma unidade através de um método de organização e catalogação eficaz. Este artigo tem por objetivo exemplificar o método de catalogação desenvolvido especificamente para organização do acervo do Laboratório de Ensino de História, vinculado ao Departamento de História da UFPel.  Entende-se como essencial a constituição de um espaço onde pesquisadores encontrem livros didáticos bem conservados e devidamente catalogados, já que o fácil acesso ao material proporciona meios para que estudos mais qualificados sejam realizados nesta área de crescente visibilidade acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-07-20

Como Citar

BARBOSA COSTA, J. O processo de catalogação do acervo bibliográfico do laboratório de ensino de história. Revista Aedos, [S. l.], v. 7, n. 16, p. 247–266, 2015. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/57020. Acesso em: 2 jul. 2022.