Musicando a História e Historiando a Música em Escolas de Caxias do Sul (2008-2014)

Autores

  • Franciele Cettolin

Palavras-chave:

História. Música. Ensino. Interdisciplinaridade

Resumo

Entre os desafios existentes no Ensino de História encontramos, constantemente, o que apresenta a necessidade de tornar essa ciência mais significativa e, ao mesmo tempo, mais atrativa. Para tanto, novas metodologias no ensino são pensadas a fim de alcançar este objetivo, e, entre elas, o uso da interdisciplinaridade tem sido um dos caminhos encontrados para que esse desígnio se cumpra. Uma das possibilidades para o estudo de metodologias interdisciplinares que podem ser utilizadas na sala de aula é o ensino de história aliado ao ensino de música, já que com a promulgação da Lei 11.760/2008, a música torna-se conteúdo obrigatório na educação básica. Preocupado com esta questão, este estudo se propõe a criar possibilidades deste uso, entendendo que primeiramente, faz-se necessário refletir sobre História, Música e Ensino, no que diz respeito à compreensão de ambas as disciplinas e seus aspectos estruturais e fundamentais. O presente texto constitui o resultado parcial de uma pesquisa e pretende elucidar o trabalho com conteúdos musicais em sala de aula, visando concretizar o que propõe a lei.

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Publicado

2015-07-20

Como Citar

CETTOLIN, F. Musicando a História e Historiando a Música em Escolas de Caxias do Sul (2008-2014). Revista Aedos, [S. l.], v. 7, n. 16, p. 164–183, 2015. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/57014. Acesso em: 30 jun. 2022.