Memória escolar: perspectivas sobre educação e aprendizado infantil

Autores

  • Bruna Garcia Martins
  • Daniel Porciúncula Prado

Palavras-chave:

História. Memória. Ensino. Identidade.

Resumo

O presente artigo utiliza as narrativas de professoras de História do 3º e 4º ano da Escola Admar Corrêa da cidade de Rio Grande/RS para compreender sua perspectiva acerca do processo de formação da identidade infantil e também perceber como é aplicado o trabalho com as fontes que não estão presentes no material didático, trabalhando com a perspectiva do projeto “Memórias”. Salientamos a importância da utilização da memória como fonte para o ensino de História local, pois a localidade não dispõe de um patrimônio edificado para auxiliar nesta prática. Aliar Memória e História é uma das práticas que mais está sendo adotada pelas professoras, resultando na formação de uma roda de conversa entre a comunidade e as crianças. Propiciando a prática da História Oral dentro da sala de aula, desenvolvem-se novas perspectivas acerca do Ensino e do papel da Cultura para a formação da Identidade.

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Publicado

2015-07-20

Como Citar

GARCIA MARTINS, B.; PORCIÚNCULA PRADO, D. Memória escolar: perspectivas sobre educação e aprendizado infantil. Revista Aedos, [S. l.], v. 7, n. 16, p. 149–163, 2015. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/57013. Acesso em: 2 jul. 2022.