Documentos escolares: organização e usos pedagógicos (um exercício no acervo do CAp/UFRGS)

Autores

  • Alejandro Romero
  • Benito Bisso Schmidt
  • Carlos Jarenkow
  • João Paulo Buchholz

Palavras-chave:

arquivos escolares, documentos históricos, ditadura, dominação cultural, ensino de história.

Resumo

O presente artigo pretende trabalhar o uso de fontes primárias em sala de aula no ensino de história. Fazendo parte do subprojeto história do Pibid UFRGS 2014-2018, são pesquisadas e refletidas as possibilidades e potencialidades do uso pedagógico de documentos históricos oriundos da própria instituição escolar e em que medida estes podem contribuir para uma maior problematização dos conteúdos que estão sendo trabalhados na sala de aula, permitindo uma compreensão qualitativamente melhor da complexidade da produção de conhecimento histórico. A título de exemplo, neste artigo são abordados especialmente os temas referentes à ditadura militar e ao imperialismo cultural nas décadas de 60 e 70.

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Publicado

2015-07-20

Como Citar

ROMERO, A.; BISSO SCHMIDT, B.; JARENKOW, C.; BUCHHOLZ, J. P. Documentos escolares: organização e usos pedagógicos (um exercício no acervo do CAp/UFRGS). Revista Aedos, [S. l.], v. 7, n. 16, p. 79–93, 2015. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/57009. Acesso em: 30 jun. 2022.