Considerações sobre as práticas pedagógicas e a utilização dos quadrinhos no espaço escolar: metodologias, vivências, professores
Palavras-chave:
Metodologia, livros didáticos, história.Resumo
A presente pesquisa, financiada pelo CNPq na condição de bolsa para iniciação científica, pretende discutir como as práticas pedagógicas de ensino são apropriadas pelos docentes e, dessa forma, reinventadas conforme a sua realidade escolar. Da mesma forma, como as ferramentas auxiliares, como livro didático, cinema, música, televisão, internet, entre outras tantas tecnologias, se inserem no dia a dia do professor e, da mesma forma, como ele utiliza dessas possibilidades, como se adapta. Focamos nesse trabalho mais a relação entre livros didáticos e as histórias em quadrinhos. Dessa forma, pretende-se realizar um histórico dos usos destas ferramentas no Brasil, de forma a demonstrar que não são novidades tais métodos de ensino, mas o que faz a diferença é como o professor os utiliza em sala de aula, partindo da sua experiência de vida, do seu acúmulo teórico e não tanto da ferramenta em si.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-07-20
Como Citar
DOS SANTOS LEITE, E.; SILVEIRA MATOS, J. Considerações sobre as práticas pedagógicas e a utilização dos quadrinhos no espaço escolar: metodologias, vivências, professores. Revista Aedos, [S. l.], v. 7, n. 16, p. 64–78, 2015. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/57008. Acesso em: 2 jul. 2022.
Edição
Seção
Comunicações
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.