Considerações sobre as práticas pedagógicas e a utilização dos quadrinhos no espaço escolar: metodologias, vivências, professores

Autores

  • Eduard dos Santos Leite
  • Julia Silveira Matos

Palavras-chave:

Metodologia, livros didáticos, história.

Resumo

A presente pesquisa, financiada pelo CNPq na condição de bolsa para iniciação científica, pretende discutir como as práticas pedagógicas de ensino são apropriadas pelos docentes e, dessa forma, reinventadas conforme a sua realidade escolar. Da mesma forma, como as ferramentas auxiliares, como livro didático, cinema, música, televisão, internet, entre outras tantas tecnologias, se inserem no dia a dia do professor e, da mesma forma, como ele utiliza dessas possibilidades, como se adapta. Focamos nesse trabalho mais a relação entre livros didáticos e as histórias em quadrinhos. Dessa forma, pretende-se realizar um histórico dos usos destas ferramentas no Brasil, de forma a demonstrar que não são novidades tais métodos de ensino, mas o que faz a diferença é como o professor os utiliza em sala de aula, partindo da sua experiência de vida, do seu acúmulo teórico e não tanto da ferramenta em si.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-07-20

Como Citar

DOS SANTOS LEITE, E.; SILVEIRA MATOS, J. Considerações sobre as práticas pedagógicas e a utilização dos quadrinhos no espaço escolar: metodologias, vivências, professores. Revista Aedos, [S. l.], v. 7, n. 16, p. 64–78, 2015. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/57008. Acesso em: 2 jul. 2022.