A música como possibilidade de aplicabilidade da Lei 10.639/03 no Ensino de História

Autores

  • Gabriela Teixeira Gomes FURG
  • Carmem Burget Schiavon FURG
  • Júlio César Madeira FURG

Palavras-chave:

Lei 10.639/03, Ensino de História, Música.

Resumo

O presente trabalho apresenta resultados parciais de um projeto desenvolvido em turmas de 8º ano e 8ª série do Ensino Fundamental II, no contexto de uma escola pública do município de Pelotas, em 2014. Em linhas gerais, o projeto teve por objetivo a aplicabilidade da Lei 10.639/03 no ensino de História por intermédio da Música. Para tanto, dividiu-se as atividades em quatro ciclos, os três primeiros são formados por três etapas e o último por apenas uma e, em cada um dos ciclos, aborda-se sobre um estilo musical diferente, sendo esses o Reggae (afro-jamaicano), o Rap (afro-jamaicano) e o Samba (afro-brasileiro) e, no último ciclo, os alunos produzem um vídeo. Na primeira etapa, são realizadas palestras tendo como foco os estilos musicais, suas características, o contexto em que se originaram, os traços da cultura africana e afrodescendente nesses estilos musicais, bem como a presença desses na cultura brasileira. Na segunda etapa, fomenta-se um debate com as turmas buscando o diálogo relacionado à diversidade cultural e étnico-racial presentes no Brasil, da relação da juventude com esses estilos musicais, do racismo, da discriminação racial, etc. Na terceira etapa, os alunos produzem relatórios sobre o que foi discutido (trabalhado) a partir das palestras e dos debates. Por fim, no quarto ciclo, os alunos – divididos em grupos – produzem uma canção ou uma paródia de uma música já existente de modo que estejam ligadas aos estilos musicais abordados nas palestras e nos debates, com vistas à difusão de estratégias para implementação da Lei 10.639/03 de modo curricular.

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Publicado

2015-07-20

Como Citar

GOMES, G. T.; SCHIAVON, C. B.; MADEIRA, J. C. A música como possibilidade de aplicabilidade da Lei 10.639/03 no Ensino de História. Revista Aedos, [S. l.], v. 7, n. 16, p. 8–21, 2015. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/57004. Acesso em: 2 jul. 2022.