“O Selvagem” de Nicolina Vaz de Assis: síntese identitária do Brigadeiro Couto de Magalhães

Autores

  • Maristela Carneiro UFG - Universidade Federal de Goiás
  • Luis Alberto Gottwald Junior UEPG - Universidade de Ponta Grossa.

Palavras-chave:

Indígena – Identidade – Arte Tumular – Morte.

Resumo

No final do século XIX, o Brasil experimentou uma série de transformações políticas, econômicas e culturais. Esta onda de transformações reverberou na constituição do espaço do Cemitério da Consolação, em São Paulo/SP, o qual passou a espelhar a elite paulista em seus jazigos, concebidos com um nível crescente de elaboração e refinamento estético. Deste modo, o presente trabalho analisa o jazigo de José Vieira Couto de Magalhães e a forma como alguns traços de sua vida tornaram-se presentes na composição tumular concebida por Nicolina Vaz de Assis. Destacando a representação escultórica do indígena, denominada “O Selvagem”, verifica-se o objetivo da artista em constituir a imagem do Brigadeiro por meio da influência militar, artística e intelectual que este possuía em vida, além de reiterar a sua convivência com os indígenas. Também verifica-se na representação da figura feminina os ideais de religião e pátria, pilares fundamentais de sua construção identitária. Destarte, objetivamos cruzar os dados característicos da produção estética da escultora, influenciada pelos pressupostos do Art Nouveau, com a trajetória de vida do militar, de modo a compreender o significado da arte tumular representada no jazigo, então compreendida fundamentalmente como síntese identitária do sepultado Couto de Magalhães.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maristela Carneiro, UFG - Universidade Federal de Goiás

Doutoranda em História pelo PPGH-UFG, atualmente em período sanduíche na Università degli Studi di Napoli Federico II, em Nápoles, Itália. Departamento de História - Área: História da Arte

Luis Alberto Gottwald Junior, UEPG - Universidade de Ponta Grossa.

Mestrando em História, Cultura e Identidades, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Departamento: História. Área: História e Cinema.

Downloads

Publicado

2015-12-27

Como Citar

CARNEIRO, M.; GOTTWALD JUNIOR, L. A. “O Selvagem” de Nicolina Vaz de Assis: síntese identitária do Brigadeiro Couto de Magalhães. Revista Aedos, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 387–409, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/54356. Acesso em: 29 mar. 2024.