As propostas de defesa da democracia apresentadas pelas facções castrenses do Exército na Nova República do Brasil (1985-89).

Autores

  • Tiago Francisco Monteiro Doutorando do Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS-UFRJ). Professor da Rede Pública municipal da cidade do Rio de Janeiro.

Palavras-chave:

Forças Armadas, correntes castrenses, Nova República, Democracia

Resumo

Este artigo tem como proposta apresentar uma interpretação possível, porém não consensual, sobre as clivagens políticas que ocorreram nas forças armadas (FFAA) brasileiras nos primeiros anos da Nova República (1985-1989). Defendo que nessa conjuntura de reorganização institucional, oficiais das FFAA se dividiram em relação à qual formato teria o nascente regime democrático, quais leis deveriam ser aprovadas para evitar novas rupturas institucionais e quais grupos, classes ou indivíduos representavam ameaça à consolidação democrática. Por fim, farei uma breve revisão bibliográfica sobre a literatura acadêmica dedicada à participação castrense na política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Francisco Monteiro, Doutorando do Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS-UFRJ). Professor da Rede Pública municipal da cidade do Rio de Janeiro.

Doutorando do Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS-UFRJ). Professor da Rede Pública municipal da cidade do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2013-12-22

Como Citar

MONTEIRO, T. F. As propostas de defesa da democracia apresentadas pelas facções castrenses do Exército na Nova República do Brasil (1985-89). Revista Aedos, [S. l.], v. 5, n. 13, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/42241. Acesso em: 16 abr. 2024.