Quando ouvi falar de Stálin pela primeira vez, pensei que fosse um conto de Fadas: Stálin e os comunistas no Brasil

Autores

  • Tiago João José Alves UFSC

Palavras-chave:

Guerra Fria, Relações Sociais de Dominação e Resistência, Stalinismo,

Resumo

O artigo pretende aclarar o imaginário comunista brasileiro a respeito de Josef Stálin, dirigente da URSS. O recorte temporal está localizado no alvorecer da Guerra Fria, de 1946 a 1953, período convencionado por Fred Halliday, como a Primeira Guerra Fria. As fontes escolhidas foram os jornais Voz Operária e A Classe Operária, órgãos do Partido Comunista do Brasil. No contexto da Guerra Fria, o mundo viveu disputas e tensões entre e em torno das duas maiores potências do globo: EUA e URSS. O PCB, por meio de identificação, recepção e assimilação do universo soviético, constituiu a sua visão da Pátria Socialista. Esse imaginário buscou fazer propaganda de supostas virtudes da URSS e contestar os EUA, principal rival dos soviéticos. A URSS se tornou uma vitrine para os comunistas, e Stálin, o arquiteto dessa utopia. Por meio de símbolos, mitos, histórias e rituais, os comunistas brasileiros buscaram fortalecer e delinear seu imaginário. Transformados em imagens invioláveis e puríssimas, os símbolos e personagens do universo soviético serviam como “escudo e espada” nos embates da Guerra Fria. Quer dizer, tanto serviam para fortalecer a defesa das ideias comunistas quanto para promover o avanço de suas posições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago João José Alves, UFSC

Mestre em História Social pela Universidade Estadual de Maringá, Doutorando em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina

Downloads

Publicado

2013-12-22

Como Citar

ALVES, T. J. J. Quando ouvi falar de Stálin pela primeira vez, pensei que fosse um conto de Fadas: Stálin e os comunistas no Brasil. Revista Aedos, [S. l.], v. 5, n. 13, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/40582. Acesso em: 18 abr. 2024.