Entre o subdesenvolvimento e o "Milagre": considerações sobre o capitalismo brasileiro em Ruy Mauro Marini e Francisco de Oliveira

Autores

  • Mateus Filippa Meireles Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Economia Brasileira, Teoria Marxista da Dependência, Francisco de Oliveira, Ruy Mauro Marini

Resumo

Este artigo tem como objetivo realizar uma análise comparativa dos pensamentos de dois cientistas sociais latino-americanos sobre o desenvolvimento capitalista brasileiro durante um período histórico específico. Os autores são: Ruy Mauro Marini (1932-1997), intelectual e militante político, fundador da Teoria Marxista da Dependência, atuante na UNAM e na UnB; e Francisco “Chico” de Oliveira (1933-), sociólogo também marxista, professor da USP e pesquisador do CEBRAP, além de cofundador do Partido dos Trabalhadores. A temática aqui considerada foi o significado do golpe militar de Abril de 1964 para o capitalismo no Brasil e as transformações que esse sistema econômico sofreu até 1976.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus Filippa Meireles, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduando em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2013-09-01

Como Citar

MEIRELES, M. F. Entre o subdesenvolvimento e o "Milagre": considerações sobre o capitalismo brasileiro em Ruy Mauro Marini e Francisco de Oliveira. Revista Aedos, [S. l.], v. 5, n. 12, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/36959. Acesso em: 18 abr. 2024.