Políticas de Saúde no Brasil: elaboração, institucionalização e implantação do Sistema Único de Saúde entre as décadas de 1980 e 1990

Autores

  • Bárbara Virgínia Groff da Silva UFRGS

Palavras-chave:

Relações de Poder Político-Institucionais

Resumo

Este artigo pretende contextualizar o processo de elaboração, institucionalização e implantação do Sistema Único de Saúde ocorrido entre as décadas de 1980 e 1990 no Brasil. As políticas de saúde anteriores ao SUS foram abordadas, com destaque para o período de transição entre o Estado ditatorial para o Estado democrático. Foram apresentados também os programas governamentais formulados para promoverem uma descentralização das ações de saúde ou a unificação dos sistemas previdenciário e público, tornando-se precursores das diretrizes defendidas para o SUS. A implantação do novo sistema enfrentou desafios logo após a sua institucionalização através do governo Collor, que vetou alguns aspectos das primeiras leis sobre o SUS promovendo a retomada das reivindicações pelos setores que defenderam a reforma sanitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Virgínia Groff da Silva, UFRGS

Graduada em História pela UFRGS

Downloads

Publicado

2013-09-01

Como Citar

GROFF DA SILVA, B. V. Políticas de Saúde no Brasil: elaboração, institucionalização e implantação do Sistema Único de Saúde entre as décadas de 1980 e 1990. Revista Aedos, [S. l.], v. 5, n. 12, 2013. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/36854. Acesso em: 1 fev. 2023.