O CONCEITO DA JUSTIÇA ALFONSINA E A ATUAÇÃO DO REI JUSTO PENINSULAR: ALFONSO X (r.1252-1284) REI DE LEÃO E CASTELA

Autores

  • Elaine Cristina Senko Programa de Pós-Graduação em História pela Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Alfonso X, Rex Iustus, Siete Partidas.

Resumo

Resumo: O presente artigo demonstra uma análise do conceito de justiça alfonsina e a atuação do Rex Iustus apresentados na fonte do rei de Leão e Castela Alfonso X (r. 1252-1284), Las Siete Partidas. Buscaremos através de nossa problemática identificar Alfonso X como um rei justo em seu contexto histórico do século XIII. Aliás, ocorria neste ínterim um movimento legislativo intenso dos reis peninsulares o que correspondia a uma reorganização dos reinos pós Reconquista cristã. Portanto, Alfonso X, catalisador das três culturas (cristã, muçulmana e judaica) desejava, antes mesmo da historiografia e a tradição atribuírem a ele o epíteto de o Sábio, ser em sua própria conjuntura um Rex Iustus.

Palavras-chave: Alfonso X; Rex Iustus; Siete Partidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Cristina Senko, Programa de Pós-Graduação em História pela Universidade Federal do Paraná

Mestre em História UFPR. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em História pela Universidade Federal do Paraná e membro do Núcleo de Estudos Mediterrânicos (NEMED).

Downloads

Publicado

2013-12-22

Como Citar

SENKO, E. C. O CONCEITO DA JUSTIÇA ALFONSINA E A ATUAÇÃO DO REI JUSTO PENINSULAR: ALFONSO X (r.1252-1284) REI DE LEÃO E CASTELA. Revista Aedos, [S. l.], v. 5, n. 13, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/32647. Acesso em: 28 mar. 2024.