Memória, ensino de História e formação de professores: narrativas (auto)biográficas de educadores formados no curso de História da Universidade Federal de Santa Maria

Autores

  • Lisliane dos Santos Cardôzo
  • Jorge Luiz da Cunha

Resumo

Este trabalho é referente à pesquisa de mestrado cuja questão de pesquisa indaga: como a formação inicial, realizada no curso de história da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), influi em como o educador interpreta seu trabalho, seus percursos formativos e o ensino de história? Neste sentido, nosso objetivo é investigar, através da identidade narrativa e da memória de educadores, como a formação inicial tem implicado no trabalho, na trajetória de vida e em como interpreta o lugar social do ensino de história na contemporaneidade. Utilizamos o método (auto)biográfico. Assim, essa pesquisa narrativa (auto)biográfica ou narrativa de formação, tem interesse pelos processos de (auto)biografização de professores de história em processo de formação. Entrevistaremos quatro professores graduados entre os anos de 1980 e 2000, e que estejam atuando na educação básica em escolas públicas por, no mínimo, cinco anos. Estamos em processo de realização da pesquisa empírica e por meio de questionário semi-estruturado estamos realizando as entrevistas. Isso possibilitará um constructo teórico e metodológico, ancorado numa perspectiva hermenêutica de análise. Os principais referenciais são: Ricoeur (1994, 2007, 2011), Nóvoa (1994, 1995), Josso (2004, 2010), Delory-Momberger (2011), Rüsen (2007), Fonseca (1993, 1997) e Monteiro (2007).

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Publicado

2012-09-24

Como Citar

CARDÔZO, L. dos S.; CUNHA, J. L. da. Memória, ensino de História e formação de professores: narrativas (auto)biográficas de educadores formados no curso de História da Universidade Federal de Santa Maria. Revista Aedos, [S. l.], v. 4, n. 11, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/31763. Acesso em: 16 abr. 2024.