Imagens do imperialismo: o uso de imagens sobre o imperialismo nos livros didáticos

Autores

  • Bruna Cristina Susin
  • Luana Zaíra Bertoni
  • Maiara Cemin

Resumo

Orientar o olhar para interpretar fontes visuais constitui um aspecto importante para a construção do saber histórico e da capacidade analítica do mundo visual que cerca o aluno. Além disso, as editoras têm investido em um rico material visual. Portanto, propomos analisar os capítulos sobre o Imperialismo do final do século XIX, em três livros didáticos de História destinados ao Ensino Médio para verificar como estão sendo utilizadas as imagens e se as mesmas dialogam com o texto e com o contexto. Ao final, daremos um relato de experiência pessoal do uso positivo de imagens no ensino de História. Nosso aporte teórico são as obras Visto y no visto, de Peter Burke, O desafio de fazer História com imagens, de Paulo Knauss e Através da Imagem, de Ana Maria Mauad.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-09-24

Como Citar

SUSIN, B. C.; BERTONI, L. Z.; CEMIN, M. Imagens do imperialismo: o uso de imagens sobre o imperialismo nos livros didáticos. Revista Aedos, [S. l.], v. 4, n. 11, 2012. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/31757. Acesso em: 4 out. 2022.