Lembranças e esquecimentos nas salas montenegrinas: uma análise de memórias presentes entre alunos de ensino médio

Autores

  • Thiago Iwaszko Marques Proença

Resumo

O presente artigo é fruto de uma análise de recordações de alunos do ensino médio da cidade de Montenegro sobre as origens de suas famílias e da cidade. Os referenciais teóricos foram baseados no conceito de memória coletiva, de memória em disputa, memória subterrânea e a relação de ambas com a identidade coletiva. A partir de lembranças explicitadas em sala de aula, foi possível perceber um discurso oficial e outros sublimados por este cuja sustentação se dá pelas memórias dos imigrantes europeus e pela herança às gerações atuais. O estudo nos leva a concluir que as memórias ditas em aula sobre as histórias das suas famílias e da cidade acabam sendo trazidas de certos antepassados europeus, que, apoiados por uma ideia vigente na época, esquecem a origem indígena da cidade. Com relação a esse aspecto, a partir de uma boa prática docente, a sala de aula se apresenta como um campo para a reflexão e contestação do status quo de disputas entre memórias, mas, sobretudo, entre identidades.

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Publicado

2012-09-24

Como Citar

PROENÇA, T. I. M. Lembranças e esquecimentos nas salas montenegrinas: uma análise de memórias presentes entre alunos de ensino médio. Revista Aedos, [S. l.], v. 4, n. 11, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/30774. Acesso em: 19 abr. 2024.