O desafio de formar-se professor de História hoje: possibilidades de reflexão a partir do filme Preciosa

Autores

  • Mauro Dillmann

Resumo

Pala

A formação de professores de História na contemporaneidade assume distintas preocupações, dentre as quais pode-se destacar a necessidade do docente investigar a própria prática e pesquisar suas ações em sala de aula, bem como despertar a capacidade de analisar estratégias de ensino em um tempo em que são plurais os discursos históricos e as representações do passado, de outro modo, compreender que o conhecimento não é produzido apenas na escola e na sala de aula, mas em diferentes espaços socioculturais. Sendo assim, assume-se a mídia cinematográfica como um importante mote para a reflexão do professor de História sobre a sua (trans)formação. Nesse sentido, o filme Preciosa, com direção de Lee Daniels (2009), pode contribuir para a reflexão de algumas atitudes do formar-se professor de História, como: o conhecimento prévio dos alunos, a investigação sobre a realidade social dos mesmos, a consideração da importância do papel social do professor, o conhecimento das possibilidades de produção de saber histórico e a consciência de qual história ensinar.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauro Dillmann

Downloads

Publicado

2012-09-24

Como Citar

DILLMANN, M. O desafio de formar-se professor de História hoje: possibilidades de reflexão a partir do filme Preciosa. Revista Aedos, [S. l.], v. 4, n. 11, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/30736. Acesso em: 19 abr. 2024.