O desafio de formar-se professor de História hoje: possibilidades de reflexão a partir do filme Preciosa
Resumo
Pala
A formação de professores de História na contemporaneidade assume distintas preocupações, dentre as quais pode-se destacar a necessidade do docente investigar a própria prática e pesquisar suas ações em sala de aula, bem como despertar a capacidade de analisar estratégias de ensino em um tempo em que são plurais os discursos históricos e as representações do passado, de outro modo, compreender que o conhecimento não é produzido apenas na escola e na sala de aula, mas em diferentes espaços socioculturais. Sendo assim, assume-se a mídia cinematográfica como um importante mote para a reflexão do professor de História sobre a sua (trans)formação. Nesse sentido, o filme Preciosa, com direção de Lee Daniels (2009), pode contribuir para a reflexão de algumas atitudes do formar-se professor de História, como: o conhecimento prévio dos alunos, a investigação sobre a realidade social dos mesmos, a consideração da importância do papel social do professor, o conhecimento das possibilidades de produção de saber histórico e a consciência de qual história ensinar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.