A interpretação de imagens e o ensino da História: iconografia da guerra Assíria

Autores

  • Débora Corrêa Marinho
  • Guilherme Machado Siqueira
  • Katia Maria Paim Pozzer

Resumo

O presente artigo é parte integrante do projeto de pesquisa “Guerra e Religião - Estudo de textos e imagens do mundo antigo oriental” em curso e tem por objetivo compreender a relação entre a religião e os conflitos militares que marcaram o grande império neoassírio na Antiguidade. Nosso objetivo é evidenciar as concepções ideológicas que constituíram o império, através dos relevos esculpidos sobre pedra e desmistificar os juízos de valor impostos em estudos superficiais. A proposta é realizar uma análise das fontes, estimulando o entendimento e mostrando que a visualização da crueldade pode não ser a única característica imposta para uma análise. Deve-se buscar o contexto político e social que está por trás da representação para, efetivamente, provermos e utilizarmos as imagens no ensino de História, respeitando as peculiaridades culturais da época retratada. A interpretação das imagens é feita através do processo de análise visual da iconologia que prevê três etapas distintas: descrição pré-iconográfica; análise iconográfica e interpretação iconológica. Através desta pesquisa, é possível propor um ensino criativo, lúdico, lúdico e reflexivo, tratando a imagem como um documento histórico de primeira grandeza.

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Publicado

2012-09-24

Como Citar

MARINHO, D. C.; SIQUEIRA, G. M.; POZZER, K. M. P. A interpretação de imagens e o ensino da História: iconografia da guerra Assíria. Revista Aedos, [S. l.], v. 4, n. 11, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/30734. Acesso em: 29 mar. 2024.