Entre prazeres e doenças: análise sobre o perfil social de enfermos venéreos em hospitais de Porto Alegre em fins do século XIX

Autores

  • Daniel Oliveira

Palavras-chave:

Relações Sociais de Dominação e Resistência

Resumo

Esta pesquisa buscou identificar, social e historicamente, o perfil dos enfermos acometidos por doenças venéreas que receberam assistência médica na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e no Hospital da Sociedade de Beneficência Portuguesa, da mesma cidade, durante os anos de 1881 a 1892. A pesquisa foi realizada por meio de análise quantitativa sobre informações transcritas de livros de entrados nas enfermarias dos já referidos hospitais. Desta forma, por meio da contextualização das informações obtidas, foi analisado como as doenças venéreas e os seus enfermos se inseriam na sociedade porto-alegrense daquele período, considerando assim, diversos aspectos daquela sociedade, tais como: o pensamento social/científico (Degeneração); as transformações sociais que se desenvolviam naquele local e período (fim da escravatura, industrialização, aumento populacional, urbanização x cortiços em Porto Alegre), entre outros. A metodologia e o referencial teórico utilizados neste estudo estão ligados à História Social e Cultural (Burke, 2005; Pesavento, 2005), com uma abordagem quantitativa (Becker, 1993; Clegg 1995), nos domínios da História da Saúde (Armus, 2005; WEBER, 1999) e Urbana (Pesavento, 1995).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-07-23

Como Citar

OLIVEIRA, D. Entre prazeres e doenças: análise sobre o perfil social de enfermos venéreos em hospitais de Porto Alegre em fins do século XIX. Revista Aedos, [S. l.], v. 3, n. 6, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/12774. Acesso em: 29 mar. 2024.