Construção e afirmação da identidade nacional palestina: da consciência de nação à luta pelo Estado

Autores

  • Luiz Salgado Neto Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Palavras-chave:

identidade palestina – conflito israelense-palestino – nacionalismo – identidade nacional.

Resumo

O objetivo deste artigo é demonstrar como a identidade nacional palestina foi construída através de um duplo processo: por um lado como reação ao movimento sionista, depois Estado de Israel; por outro, através da percepção de diferenciação de um grupo no interior do mundo árabe. Busca-se demonstrar que este processo está inserido no contexto das transformações pelas quais passou o Oriente Médio durante o século XX. Será apresentado um debate sobre a identidade local palestina, tal como percebida por um grupo árabe ligado à noção de pertencimento ao lugar, e sua transformação em identidade nacional. Posteriormente, o foco será o movimento político nacionalista palestino, cuja trajetória tornou um movimento disperso e desarticulado em um sólido movimento nacionalista; e fez com que os “árabes residentes na Palestina” se tornassem “palestinos”, dotados do direito, reconhecido pela comunidade internacional, a um Estado próprio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Salgado Neto, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Luiz Salgado Neto
Graduando em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
endereço eletrônico: salgado_neto@yahoo.com.br

Ingresso na graduação em História pela UFRJ em 2007, 1º semestre. A partir de novembro de 2007, ingresso no Laboratório do Tempo Presente/UFRJ no Grupo de Acompanhamento e Análise do Terrorismo Internacional (GAATI). Duas apresentações em seminários; 1 publicação em meio eletrônico e 1 publicação em meio impresso. Participação da confecção do dicionário de neoterrorismo, com 5 verbetes.

Monografia em andamento. Previsão de entrega do trabalho de final de curso e término da graduação em dezembro de 2010.

Downloads

Publicado

2010-07-22

Como Citar

SALGADO NETO, L. Construção e afirmação da identidade nacional palestina: da consciência de nação à luta pelo Estado. Revista Aedos, [S. l.], v. 3, n. 6, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/12672. Acesso em: 16 abr. 2024.