ST 11. A Idade Média na pesquisa, no ensino e na extensão: usos e representações do medievo e do neomedievalismo
Resumo
Cronologicamente constituída, pela historiografia, entre os séculos V e XV, o período chamado de “Idade Média” vem ganhando novas reflexões e tendo antigas concepções revisitadas teórica e metodologicamente. O estudo da Idade Média, dessa forma, mudou de maneira significativa e tem ganhado fôlego por meio da inserção de novos temas, reflexões teóricas e metodológicas, além de uma renovação nos enfoques geográficos e culturais para além das balizas ocidentais eurocentradas. Além disso, vê-se o medievo – e aquilo que se imagina sobre ele – ser utilizado, na contemporaneidade, sob a forma de narrativas que viabilizam projetos políticos e culturais extremistas, excludentes e xenofóbicos, dentro e fora do Brasil. Dessa forma, a presente proposta de Simpósio Temático objetiva abarcar pesquisadores e pesquisadoras inseridos/as nas temáticas medievais, centrados em um ou mais dos seguintes eixos: i) pesquisa em fontes do período (século V ao XV), nos seus mais diversos temas e abordagens teórico-metodológicas, além da diversidade de recortes geográficos: Europa, Ásia, África; ii) pesquisa sobre os métodos e ferramentas de ensino de História Medieval, seu potencial pedagógico, nos diversos níveis e modalidades da educação básica; iii) os usos do passado medieval – ou do imaginário sobre esse passado – na contemporaneidade, nas suas manifestações políticas, culturais e dentro da área da história pública, como produções literárias, cinematográficas entre outras. Com base nesse eixo de propostas, buscamos ampliar os temas circundantes à História Medieval, ampliando as múltiplas possibilidades de pesquisa bem como sua divulgação científica a fim de corroborar com a construção de uma historiografia mais comprometida com uma história menos excludente.
Coordenadoras(es):
Gabrielle Marques (Mestranda PPGH – UFRGS)
Yuri Leonardo Stelmach (Mestrando PPGH – UFRGS)
Zaida C. B. de L. Nicolau (Mestranda PPGH – UFRGS)
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