Crônicas da ‘arabidade’ leste-africana: Uma análise historiográfica comparativa acerca do Kitāb al-Zunūj e do Kawkab al-Durrīyah al-Aḫbār Ifrīqīyah de al-Bawrī (c. 1890-1913)
Palavras-chave:
Estudos africanistas, Intelectualidade islâmica, Manuscritos em árabe, História suaíliResumo
Eruditos árabe-suaílis muçulmanos produziram grande quantidade de obras manuscritas durante o século XIX tardio, num período de florescimento cultural possibilitado pelos rendimentos do trabalho escravo centralizado no Sultanato de Zanzibar. Enquanto compilavam antigas tradições orais e escritas, algumas crônicas também manifestavam o desalento de seus autores face ao declínio do escravismo e à crescente influência colonialista britânica em África Oriental. Tal é o caso do Kitāb al-Zunūj (década de 1890) e do Kawkab al-Durrīyah al-Aḫbār Ifrīqīyah (1913) Ambos textos em língua árabe representam tanto uma defesa da “arabidade” da população suaíli islâmica em oposição à presença europeia, quanto um marcador da diferença entre eles próprios e as sociedades bantu da África negra, os quais, segundo eles, não seriam parte da civilização – ustaarabu, em kiswahili. No presente artigo, discutimos não somente as questões supracitadas, mas também a tradição textual por trás dos três manuscritos dos quais são compostos ambos os trabalhos; bem como cada respectiva tradução.
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