El hombre es un creador: a percepção do mundo do trabalho no Chile no cancioneiro de Víctor Jara (1966-1973)

Autores

  • Sílvia Sônia Simões UFRGS

Palavras-chave:

Chile, Trabalhadores, Víctor Jara,

Resumo

O movimento artístico-musical conhecido como Nueva Canción Chilena, desenvolvido no Chile na década de 1960 e durante o governo de Salvador Allende (1970-1973), teve em Víctor Jara um dos seus principais expoentes, devido, em grande parte, à sua identificação com os setores populares rurais e urbanos, os quais, por sua vez, se reconheciam neste compositor e intérprete e suas canções. Este artigo tem como objetivo apontar como os trabalhadores destes segmentos foram retratados nas diferentes instâncias de sua obra musical, evidenciando como se deram os deslocamentos dos eixos temáticos de suas composições para atender às transformações ocorridas na sociedade durante este período.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sílvia Sônia Simões, UFRGS


Downloads

Publicado

2009-11-24

Como Citar

SIMÕES, S. S. El hombre es un creador: a percepção do mundo do trabalho no Chile no cancioneiro de Víctor Jara (1966-1973). Revista Aedos, [S. l.], v. 2, n. 4, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/11449. Acesso em: 28 mar. 2024.