O Alexandre Magno de Arriano de Nicomédia

o retrato do bom princeps a partir da figura do rei macedônio (século II d.C.)

Autores

  • Henrique Hamester Pause Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Arriano de Nicomédia, Alexandre Magno, Adriano, Masculinidade/Virilidade

Resumo

Alexandre Magno é uma das figuras de maior destaque quando pensamos naquelas que são amplamente conhecidas e retratadas no imaginário popular contemporâneo e nos veículos de mídia atuais. Porém, suas representações não são exclusivas dos tempos modernos, sendo também usadas na Antiguidade como parâmetro de comparação, modelo a ser seguido e fonte de inspiração e legitimidade para governantes. Neste artigo, buscamos entender como Arriano de Nicomédia, um autor grego do século II d.C., pensava o papel do princeps romano através de sua obra "Anábase de Alexandre Magno". Acreditamos que, ao representar o rei macedônio enquanto grego, justo e generoso, assim como viril, Arriano visa educar a elite aristocrática romana, em especial a figura do princeps.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Hamester Pause, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em História pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduado em História pela mesma instituição. ORCID iD: 0000-0002-5499-0615. E-mail: henriquepause@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2023-01-30

Como Citar

PAUSE, H. H. O Alexandre Magno de Arriano de Nicomédia: o retrato do bom princeps a partir da figura do rei macedônio (século II d.C.). Revista Aedos, [S. l.], v. 14, n. 32, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/110443. Acesso em: 19 abr. 2024.