Imigração espanhola (1880 - 1930): das guerras coloniais à integração social em Sorocaba

Autores

  • Rafael Benitez Valverde Universidade de Sorocaba

Palavras-chave:

Imigração. Espanhóis. Sorocaba.

Resumo

Esta investigação se trata de uma revisão bibliográfica sobre a temática da imigração espanhola para o Brasil entre os anos de 1880 e 1930, problematizando e contextualizando a trajetória dos imigrantes, com recorte para a radicação de espanhóis na cidade de Sorocaba, interior do estado de São Paulo. Objetiva-se apresentar o panorama político e social das crises, dos conflitos e guerras coloniais em que a Espanha se encontrava, bem como compreender tais eventos como fatores fundamentais desse processo imigratório que culminou no estabelecimento de uma expressiva colônia espanhola em Sorocaba. Para tanto, foram utilizadas referências bibliográficas sobre o tema, além de feito um estudo de caso que se divide nos seguintes momentos: contexto espanhol, trajetórias e processo imigratório, e integração social em Sorocaba. Constatou-se que as crises e as guerras motivaram a imigração dos espanhóis e a formação de uma expressiva colônia na cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Benitez Valverde, Universidade de Sorocaba

Licenciado em História pela Universidade de Sorocaba - UNISO (2014) e em Ciências Sociais pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP (2018), com especialização em História Cultural pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais - CEUCLAR (2015).

Downloads

Publicado

2021-04-09

Como Citar

VALVERDE, R. B. Imigração espanhola (1880 - 1930): das guerras coloniais à integração social em Sorocaba. Revista Aedos, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 332–349, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/108412. Acesso em: 18 abr. 2024.