Memórias de Imigrantes Árabes na fronteira sul do Rio Grande do Sul: Festa, Cultura e Sociabilidades

Autores

  • Dalal Jamal Yousef Dawas UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA CAMPUS JAGUARÃO
  • Alessandra Buriol Farinha UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA CAMPUS JAGUARÃO

Palavras-chave:

Festas Árabes, Imigrantes, Memória

Resumo

Esta pesquisa tem como principal objetivo apresentar aspectos da cultura árabe em Jaguarão, Rio Grande do Sul, Brasil, principalmente através de algumas festas e comemorações ocorridas entre as décadas de 1970 e 1980. Assim, foi possível analisar memórias, história e aspectos da cultura árabe na fronteira Brasil (Jaguarão) – Uruguai (Rio Branco). Considera-se a importância das festas e sociabilidades para a valorização da identidade árabe e o sentimento de pertencimento ao país de origem. Para a realização desse trabalho, além de pesquisa bibliográfica sobre a diáspora árabe e o papel das festas na sociedade também foram feitas entrevistas com árabes e seus descendentes na cidade de Jaguarão, seleção e análise de fotografias de festas e socializações árabes, seus rituais e significados. Se pode aferir que as festas étnicas têm papel fundamental na vida do imigrante, sendo momentos de lazer, descontração, partilha, dança, música, gastronomia, dentre outros aspectos que davam de certa forma, estabilidade emocional aos imigrantes e seus familiares.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dalal Jamal Yousef Dawas, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA CAMPUS JAGUARÃO

Graduada em Gestão de Turismo pela Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA Campus Jaguarão.

Alessandra Buriol Farinha, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA CAMPUS JAGUARÃO

Professora adjunta do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo da Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA Campus Jaguarão.

Downloads

Publicado

2021-04-09

Como Citar

DAWAS, D. J. Y.; FARINHA, A. B. Memórias de Imigrantes Árabes na fronteira sul do Rio Grande do Sul: Festa, Cultura e Sociabilidades. Revista Aedos, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 118–144, 2021. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/108394. Acesso em: 29 nov. 2022.