Contribuições para os estudos culturais no campo das migrações contemporâneas: uma revisão da literatura recente

Autores

Palavras-chave:

Revisão Sistemática. Migrações Contemporâneas. Estudos Culturais.

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de revisão sistemática, que tem a finalidade de identificar na literatura científica, a existência de pesquisas da área dos Estudos Culturais, relacionados aos estudos sobre as migrações contemporânea no Brasil. Foram pesquisados os descritores “Migrantes”, “Brasil” e “Cultura” em duas bases de dados, que sāo o Scielo e o Periódicos CAPES, consideradas duas, das principais bases de dados da produção científica qualificada no país. Após a aplicabilidade dos critérios de inclusão e exclusão nos artigos encontrados, foram analisados 27 artigos nessa revisão. Após o levantamento dos artigos, foi criado um quadro sinóptico para a organização dos dados das pesquisas e realizada uma análise e discussão sobre os temas abordados. Com esse propósito, busca-se contribuir para a identificaçāo e sistematização dos resultados apresentados pelas principais produções acadêmicas mais recentes, que problematizam o tema das migrações contemporâneas, na perspectiva dos estudos culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Luciano Gevehr, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)

Realiza estágio de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Possui pós-doutorado em história pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). É doutor em história (2007) pela mesma Universidade, onde também realizou sua graduação em história (2000) e mestrado em história (2003). É Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR - FACCAT), onde também atua como Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Instituições, Ordenamento Territorial e Políticas Públicas para o Desenvolvimento Regional. Participa como pesquisador dos grupos Estratégias Regionais (Universidade UNILASALLE), Núcleo de Estudos de História da Imigração (Universidade de Passo Fundo - UPF), História das mulheres e estudos de gênero	Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS). É coordenador do NIEMI - Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios e Identidades, em parceria com universidades do Brasil e do exterior. É, também, coordenador de Área do Programa Residência Pedagógica (PRP-Capes) do Curso de História da FACCAT. Seu campo de investigação privilegia, atualmente, as questões que envolvem a problemática do patrimônio cultural, da educação patrimonial, da memória,das sensibilidades, da produção dos espaços urbanos, educação e formação docente. Pesquisa, ainda sobre as representações de raça, etnia e gênero. Tem experiência na área de história, educação e desenvolvimento regional, atuando principalmente nos seguintes temas: história do Brasil e do Rio Grande do Sul, história dos municípios, movimentos migratórios históricos e contemporâneos, movimento Mucker, patrimônio cultural, espaços urbanos, memória, representações e relações de gênero, raça e etnia e processos identitários.

Gabriel Osmar Wibert de Bortoli, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)

É licenciado em História pelas Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT (2018). É especialista em Metodologia do Ensino Religioso pela Faculdade São Braz (2019). É mestrando em Desenvolvimento Regional pelas Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT. Atualmente é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Durante a graduação, foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e foi bolsista de Iniciação Cientifica através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PROBIC) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). É professor (20h) no município de Igrejinha/RS. É membro do Grupo de Pesquisa Instituições, Ordenamento Territorial e Políticas Públicas para o Desenvolvimento Regional da FACCAT. É membro do NIEMPI - Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios e Processos Identitários do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da FACCAT. Tem interesse especial em pesquisar os seguintes temas: História Regional, Expressões Culturais, Identidades Regionais, Movimentos Migratórios Históricos e Recentes, Educação e Desenvolvimento Regional.

Downloads

Publicado

2021-04-09

Como Citar

GEVEHR, D. L.; DE BORTOLI, G. O. W. Contribuições para os estudos culturais no campo das migrações contemporâneas: uma revisão da literatura recente. Revista Aedos, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 6–28, 2021. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/108207. Acesso em: 3 jul. 2022.