História, resistência e modos de produção na comunidade Brejo da Conceição – Currais/PI

Autores

  • João Paulo Charrone Prof. Adjunto do curso de Licenciatura em Educação do Campo do Campus Profa. Cinobelina Elvas da Universidade Federal do Piauí. https://orcid.org/0000-0003-3152-1020
  • Flávio do Lago Barbosa Graduando em Licenciatura em Educação do Campo do Campus Profa. Cinobelina Elvas da Universidade Federal do Piauí.

Palavras-chave:

História Agrária, Memória, Resistência Camponesa

Resumo

No presente trabalho iremos fazer, discursões e análise da antiga “Comunidade Conceição”. Comunidade localizada a 15km da sede do munícipio de Currais/PI. Pretende-se realizar um levantamento sobre as questões comunitárias tentando compreender as questões de reciprocidade, solidariedade e ajuda mútua. Tal comunidade tem uma história bastante conturbada que se mistura com o processo de aparecimento dos latifundiários na região, como é o casso da “Fazenda Conceição”, que nos dias atuais é conhecida como “fazenda Franca Brasileira”. Nesse sentido, em meio tanto ao contexto de resistência camponesa como da apropriação dos latifundiários na região, busca-se fazer uma pesquisa qualitativa para compreender o quadro histórico de resistência dos moradores da região e como os mesmos se organizavam em meio a esta questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-02-28

Como Citar

CHARRONE, J. P.; BARBOSA, F. do L. História, resistência e modos de produção na comunidade Brejo da Conceição – Currais/PI. Revista Aedos, [S. l.], v. 13, n. 30, p. 231–251, 2022. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/106698. Acesso em: 29 nov. 2022.