Acervo da Delegacia Regional do Trabalho – RS: Digitalização das Fichas Espelho e Construção do Perfil do Trabalhador Gaúcho

Autores

  • Kate Mariana Schneider

Palavras-chave:

carteira de trabalho, trabalhador gaúcho, leis trabalhistas,

Resumo

O intuito desta comunicação é informar o andamento e as dificuldades, bem como alguns resultados, do projeto “Traçando o Perfil do Trabalhador Gaúcho”, que utilizando o acervo da Delegacia Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul, pertencente ao período de 1933 – 1940, pretende colaborar na tarefa polêmica de caracterizar o operariado brasileiro no período inicial da implantação das leis trabalhistas, oferecendo dados relevantes sobre o trabalhador que buscava sua carteira profissional naquele momento e elementos tangíveis da cultura operária. Até agora já foram digitalizadas mais de 30.000 Fichas de Qualificação Profissional, sendo possível analisar os dados e cruzar informações, dados estes que auxiliaram a feitura de tabelas e quadros estatísticos, subsidiando a análise histórico–sociológica do material.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-12-07

Como Citar

SCHNEIDER, K. M. Acervo da Delegacia Regional do Trabalho – RS: Digitalização das Fichas Espelho e Construção do Perfil do Trabalhador Gaúcho. Revista Aedos, [S. l.], v. 2, n. 4, 2009. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/10624. Acesso em: 7 jul. 2022.