Crise de Hegemonia dos Estados Unidos no Contexto Atual

Autores

  • Róber Iturriet Avila PPGE-UFRGS

Palavras-chave:

Crise hegemônica, poder americano, fragilidade econômica

Resumo

Este artigo se propõe a averiguar os sinais de incompatibilidade do poder hegemônico americano em face de determinadas circunstâncias observadas no período corrente. Embasado nas noções clássicas de hegemonia, é analisada a capacidade de imposição ideológica pregressa e os primeiros sinais de autonomia política. Adicionalmente, é discutida a fragilidade econômico-financeira, a qual emerge a partir do endividamento público e dos déficits fiscais e transacionais. Sob este preâmbulo, é ventilada uma eventual crise de credibilidade na moeda de referência internacional, o dólar. Como resultados destes fatores e de outros aspectos relevantes sobre o processo hegemônico, é constatada a perda de poder por parte dos Estados Unidos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Róber Iturriet Avila, PPGE-UFRGS

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente faz mestrado em Economia na linha de Economia do Desenvolvimento na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (créditos finalizados).

Downloads

Publicado

2009-06-23

Como Citar

AVILA, R. I. Crise de Hegemonia dos Estados Unidos no Contexto Atual. Revista Aedos, [S. l.], v. 2, n. 3, 2009. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/10591. Acesso em: 27 jan. 2023.