Honrados rio-grandenses: os duelos de honra por meio do jornal A Federação (1885-1910)

Autores

  • Vitor Wieth Porto Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Duelos, Honra, A Federação,

Resumo

A presente pesquisa se debruça sobre a prática de duelar no Rio Grande do Sul durante o final do século XIX e início do XX. Utilizando-se da imprensa como fonte, mais especificamente o jornal do Partido Republicano Rio-Grandense, A Federação, fazemos uma análise qualitativa de algumas notícias publicadas de duelos ocorridos na província/estado durante o marco temporal explicitado. O principal objetivo da pesquisa é debatermos como o valor da honra (exclusivamente masculina nesse contexto) possuía relevância na sociedade rio-grandense. Para tal, nos atentamos em quem são homens noticiados por exercerem essa prática, além da própria opinião do jornal sobre o ato de duelar expressa nas notícias. Sendo assim, visamos contribuir para o panorama sociocultural e político do estado utilizando a honra e o duelo enquanto fenômeno atrelado à mesma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Wieth Porto, Universidade Federal de Pelotas

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), sendo Bacharel em História pela mesma instituição. Pesquisador bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). E-mail: vitor.wieth.porto@hotmail.com

Downloads

Publicado

2021-10-07

Como Citar

WIETH PORTO, V. Honrados rio-grandenses: os duelos de honra por meio do jornal A Federação (1885-1910). Revista Aedos, [S. l.], v. 13, n. 28, p. 202–243, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/104224. Acesso em: 29 mar. 2024.