História Digital na Era das Big Tech

Autores

Palavras-chave:

História Digital, Humanidades Digitais, Big Tech

Resumo

Podemos reconhecer a história digital como um campo plural que sustenta uma variedade de modelos analíticos para a compreensão de um vasto conjunto de fenômenos de nosso contemporâneo e também considerar que são inegáveis seus avanços recentes para uma epistemologia do universo digital. Nesse sentido, apresentaremos os esforços da história digital em se posicionar diante de inumeráveis problemas e tentaremos avançar para o que consideramos uma urgência de nosso tempo presente, a saber, o entendimento das formas econômicas das plataformas digitais, estruturadas primordialmente pelas companhias de Big Tech: Google, Apple, Facebook, Amazon e Microsoft (GAFAM). Trata-se de levantar de uma hipótese, da qual esperamos abrir um debate importante não somente para a questão da história digital, mas para o modo de vida e cotidiano de trabalho das universidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Alexandre Pinheiro Kosteczka, PPGHIS - Universidade Federal do Paraná

Atualmente é doutorando na Linha de Pesquisa Arte, Memória e Narrativa do PPGHIS da Universidade Federal do Paraná sob orientação do Prof. Dr. Vinícius Nicastro Honesko, com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Downloads

Publicado

2021-04-09

Como Citar

PINHEIRO KOSTECZKA, L. A. História Digital na Era das Big Tech. Revista Aedos, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 641–669, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/104187. Acesso em: 29 mar. 2024.