História Digital na Era das Big Tech
Palavras-chave:
História Digital, Humanidades Digitais, Big TechResumo
Podemos reconhecer a história digital como um campo plural que sustenta uma variedade de modelos analíticos para a compreensão de um vasto conjunto de fenômenos de nosso contemporâneo e também considerar que são inegáveis seus avanços recentes para uma epistemologia do universo digital. Nesse sentido, apresentaremos os esforços da história digital em se posicionar diante de inumeráveis problemas e tentaremos avançar para o que consideramos uma urgência de nosso tempo presente, a saber, o entendimento das formas econômicas das plataformas digitais, estruturadas primordialmente pelas companhias de Big Tech: Google, Apple, Facebook, Amazon e Microsoft (GAFAM). Trata-se de levantar de uma hipótese, da qual esperamos abrir um debate importante não somente para a questão da história digital, mas para o modo de vida e cotidiano de trabalho das universidades.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2021-04-09
Como Citar
PINHEIRO KOSTECZKA, L. A. História Digital na Era das Big Tech. Revista Aedos, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 641–669, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/104187. Acesso em: 29 mar. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.