Museus históricos no mundo digital e suas potencialidades em sala de aula.

Autores

  • Ana Gláucia Oliveira Motta Secretaria de Estado de Educação - SEDU

Palavras-chave:

Museus históricos, Ensino de história, Tecnologia

Resumo

Na contemporaneidade o surgimento constante de novas tecnologias e suas aplicações têm servido como meio frutífero de construção e difusão do conhecimento. Esse novo cenário também reorganizou os modos como o ser humano pensa e age em seu cotidiano. Diante desse fato, buscamos analisar impactos e propostas possíveis dessa nova configuração para o ensino de história. Assim sendo, o presente artigo tem por objetivo discutir o uso de exposições museológicas, de temáticas históricas, disponíveis na web como ferramentas metodológicas e didáticas que podem ser aplicadas ao pensar e fazer história em sala de aula. As informações aqui apresentadas são parte de uma pesquisa exploratória e para tanto utilizamos a revisão bibliográfica como metodologia principal. Por fim, apresentamos como exemplo três sequência didáticas baseadas no Museu da Acrópole (Atenas), no Museu Britânico (Londres) e no Museu Imperial (Petrópolis), que disponibilizam suas exposições e acervos em formato digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Gláucia Oliveira Motta, Secretaria de Estado de Educação - SEDU

Museóloga e Historiadora. Participou do grupo de pesquisa Museologia, Conhecimentos Tradicionais e Ação Social (GEMCTAS) e do grupo de pesquisa Estudos Filosóficos em História Antiga e Medieval. É coautora dos livros Fafi, Praça Costa Pereira, Praça Oito de Setembro, Parque Moscoso e Theatro Carlos Gomes, integrantes da Coleção Vitória em Monumentos II. Bacharel em História pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Especialista em Estudos Culturais, História e Linguagens pelo Instituto Superior de Educação Ateneu - ISEAT. Mestre em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO/Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST. Hoje é professora da Secretaria de Estado da Educação - SEDU e integrante do Instituto de Pesquisa Arqueológica e Etnográfica Addam Orssich - IPAE.

Downloads

Publicado

2020-08-13

Como Citar

MOTTA, A. G. O. Museus históricos no mundo digital e suas potencialidades em sala de aula. Revista Aedos, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 237–261, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/104139. Acesso em: 19 abr. 2024.