Museus históricos no mundo digital e suas potencialidades em sala de aula.
Palavras-chave:
Museus históricos, Ensino de história, TecnologiaResumo
Na contemporaneidade o surgimento constante de novas tecnologias e suas aplicações têm servido como meio frutífero de construção e difusão do conhecimento. Esse novo cenário também reorganizou os modos como o ser humano pensa e age em seu cotidiano. Diante desse fato, buscamos analisar impactos e propostas possíveis dessa nova configuração para o ensino de história. Assim sendo, o presente artigo tem por objetivo discutir o uso de exposições museológicas, de temáticas históricas, disponíveis na web como ferramentas metodológicas e didáticas que podem ser aplicadas ao pensar e fazer história em sala de aula. As informações aqui apresentadas são parte de uma pesquisa exploratória e para tanto utilizamos a revisão bibliográfica como metodologia principal. Por fim, apresentamos como exemplo três sequência didáticas baseadas no Museu da Acrópole (Atenas), no Museu Britânico (Londres) e no Museu Imperial (Petrópolis), que disponibilizam suas exposições e acervos em formato digital.
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