Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista (caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor").
  • Os arquivos para submissão estão em formato .doc.docx ou .rtf (desde que não ultrapassem 2MB).
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, em "Sobre a revista".
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo, garantindo o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

Diretrizes para Autores

A revista Aedos é voltada à publicação de trabalhos acadêmicos na área de História (e/ou de outras áreas, desde que estabeleçam diálogo com a História), produzidos por pesquisadores/as graduados/as na forma de artigos, resenhas de livros e entrevistas. Todos os/as autores/as de um mesmo trabalho devem possuir, no mínimo, uma graduação completa. Não serão aceitos trabalhos, mesmo em coautoria, em que um/a dos/as autores/as não possuir uma graduação completa. Junto dos arquivos referentes à publicação, os/as autores/as devem enviar, através da seção “Comentários para o Editor” ou em documento separado do texto, suas informações institucionais, link do seu ORCID iD e e-mail para contato, bem como manter seu perfil na Revista atualizado. Os textos devem ser inéditos em periódicos de qualquer espécie, bem como em capítulos de livros (publicados ou no prelo), e escritos em língua portuguesa ou espanhola. Os materiais para publicação deverão ser submetidos de modo anônimo através da página da revista, obedecendo rigorosamente às normas abaixo especificadas. Ressalta-se que os trabalhos que não se enquadrem nesses requisitos serão formalmente recusados. 

 

1. Artigos

Os artigos devem respeitar um limite de 15 a 25 páginas, onde: quando digitados para papel A4, com espaço um e meio (1,5), devem contar com no mínimo 15 páginas de texto e no máximo 22, sem as referências e fontes. Os artigos não deverão ultrapassar o total de 25 páginas com referências e devem ser formatados com margens de 2.5cm e salvos em formato .doc ou .docx.

a) Título: centralizado, em negrito, com inicial maiúscula e tamanho 14. É necessária a produção de um título em inglês, localizado abaixo do título original, com inicial maiúscula, tamanho 12 e sem qualquer destaque (negrito ou itálico); 

b) Resumo: o resumo em português e o abstract, escrito em língua inglesa, devem possuir, no máximo, 10 linhas. Devem estar acompanhados de três palavras-chave e três keywords. Devem possuir tamanho 10, espaçamento simples entre as linhas e alinhamento justificado;

c) Corpo do texto:

  • Fonte: Todas devem ser obrigatoriamente Times New Roman, tamanho 12;
  • Espaçamento entre linhas: 1.5;
  • Espaçamento entre parágrafos: 0;
  • Alinhamento: justificado;
  • Subtítulos: em negrito e justificado. As sessões devem estar em itálico e justificadas;
  • Expressões em língua estrangeira: itálico;
  • Referências no texto: padrão autor-data (ex.: JAMES, 2010, p. 84);
  • Nomes de obras citadas por extenso no corpo do texto: itálico (ex.: "Na obra os Jacobinos negros: Toussaint L'Ouverture e a revolução de São Domingos, de Cyril Lionel Robert James...");
  • Citações: trechos com até três linhas devem ser destacados entre aspas no corpo do texto. As citações que ultrapassarem esse limite devem ser destacadas com recuo à esquerda de 4cm, justificadas, com espaçamento simples, tamanho 10, sem aspas e separadas por um espaço do parágrafo superior e do inferior. No caso de eventuais cortes nos trechos citados, devem ser usadas as reticências entre colchetes (nunca no início ou no final do trecho). Quando há a necessidade de introduzir determinados termos, as intervenções também devem aparecer entre colchetes;
  • Notas de rodapé: tamanho 10, com espaçamento simples e alinhamento justificado, sem qualquer tipo de recuo. Devem ter apenas caráter explicativo, quando for necessário. Elas não deverão ser usadas para referências, mesmo em se tratando de fontes ou de bibliografia complementar (o formato de citação destas é descrito nestas diretrizes). Devem ser numeradas em algarismos arábicos sequenciais (Ex.: 1, 2, 3, etc.). Nos casos em que, nas notas de rodapé, for necessário fazer alguma citação, seguir o modelo adotado ao longo do texto, ou seja, o modelo (AUTOR, ano, p. 0). Quando for necessário indicar bibliografia complementar, usar o modelo: ‘Ver: Sobrenome (ano)’. Exemplo: “Ver: James (2010) e Davis (2016)”;
  • Espaços extras não serão considerados para que um texto alcance o número mínimo de páginas exigidas, nem páginas completamente vazias;

d) Os textos podem conter fotos, figuras, ilustrações, gráficos, tabelas e quadros no corpo do texto, desde que seu uso seja mais analítico que ilustrativo. A legenda e fonte devem ser indicadas no marco da imagem (parte inferior) em tamanho de fonte 10, com espaçamento simples, seguindo o seguinte padrão de formatação: Figura N. Legenda da figura. Fonte: Autor/Local/Site (Ex: Figura 1. Províncias do Sul do Brasil, em detalhe do mapa "Brazil" (1844). Fonte: John Arrowsmith/Wikimedia Commons) ; se possível, a referência completa da imagem deve ser adicionada nas referências bibliográficas, de acordo com as normas da revista abaixo. As imagens devem ter resolução mínima de 300 dpi, em formato .jpg, .jpeg ou .png. As imagens devem ser inseridas no corpo do texto e também devem ser enviadas em separado via sistema no seu formato de arquivo original, com os arquivos nomeados conforme o número da figura no corpo textual (portanto, Figura 1.jpeg, Figura 2.jpeg, Figura 3.jpeg e assim por diante).

e) As páginas não devem ser numeradas;

f) Não deve ser colocado nenhum dado relativo à autoria no documento (nome, titulação e e-mail). Essas informações devem constar no Cadastro no Sistema da Revista e ser constantemente atualizadas pois serão acrescentadas ao corpo do texto após a sua devida aprovação. Ressalta-se, portanto, a importância de preencher corretamente o cadastro, além da obrigatoriedade de, junto dos arquivos referentes à publicação, enviar através da seção “Comentários para o Editor” ou em documento separado do texto, as informações institucionais, link do ORCID iD e e-mail para contato de todos/as avaliadores/as.

g) As referências bibliográficas devem possuir tamanho 12, espaçamento 1.5, alinhamento à esquerda e um espaços entre o parágrafo inferior e o superior. As referências devem seguir os seguintes modelos:

  • Livro

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. O tecelão dos tempos: novos ensaios de teoria da História. São Paulo: Intermeios, 2019.

  • Capítulo de livro

PERROT, Michelle. On the Formation of the French Working Class. In: KATZNELSON, Ira; ZOLBERG, Aristide R. (Ed.). Working-Class Formation: Nineteenth-Century Patterns in Western Europe and the United States. Princeton: Princeton University Press, 1986. p. 71-111.

  • Dissertações e Teses

LIMA E SOUZA, Mônica. Entre margens: o retorno à África de libertos no Brasil, 1830-1870. Tese (Doutorado em História), Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense, 2008.

  • Artigo de coletânea

MACHADO, Maria Helena Pereira Toledo. De rebeldes a fura-greves: as duas faces da experiência da liberdade dos quilombolas do Jabaquara na Santos pós-emancipação. In: CUNHA, Olívia Maria Gomes da; GOMES, Flávio dos Santos (Orgs.). Quase-cidadão: histórias e antropologias da pós-emancipação no Brasil. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007. p. 241-282.

  • Artigo de periódico

TURIN, Rodrigo. Entre o passado disciplinar e os passados práticos: figurações do historiador na crise das humanidades. Tempo, Niterói, v. 24, n. 2, p. 186-205, mai./ago. 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/tem/v24n2/1980-542X-tem-24-02-186.pdf>. Acesso em: 14 mai. 2020.

  • Artigo publicado em anais eletrônicos

LUCCHESI, Anita. A história sem fio: questões para o historiador da Era Google. In: Encontro Regional de História da ANPUH-Rio, 15., 2012, Rio de Janeiro. Anais ... Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2012. p. 1-9. Disponível em: <http://www.encontro2012.rj.anpuh.org/resources/anais/15/1338518449_ARQUIVO_Ahistoriasemfio-AnpuhRJ-Textocompleto-AnitaLucchesi-31.05.12final.pdf>. Acesso em: 14 mai. 2020.

  • Artigos publicados em websites

BAUER, Caroline Silveira. Uma eleição em que a vitória foi das fake news. Dissenso.org, São Paulo, 17 out. 2018. Disponível em: <https://dissenso.org/uma-eleicao-em-que-vitoria-foi-das-fakes-news/>. Acesso em: 14 mai. 2020.

  • Artigo ou matéria publicado em jornal

NICOLAZZI, Fernando. A história da ditadura contada pelo Brasil Paralelo. Sul21, Porto Alegre, 23 mar. 2019. Disponível em: <https://www.sul21.com.br/opiniaopublica/2019/03/a-historia-da-ditadura-contada-pelo-brasil-paralelo-por-fernando-nicolazzi/>. Acesso em: 14 mai. 2020.

  • Documento iconográfico

BRISGAND, Gustave. Retrato de D. Maria Augusta. Fundação Casa de Rui Barbosa. 1922.

  • Documento sonoro

BETHLEM, Newton. Depoimento. Entrevistadores: Tania Maria Dias Fernandes, Anna Beatriz de Sá Almeida. Rio de Janeiro: Casa de Oswaldo Cruz. 5 fitas cassete (4h35min). Depoimento concedido ao Projeto Memória da Tuberculose. 18 jul. 1990.

  • Produções cinematográficas

THE CONSTANT… The constant gardener. Direção: Fernando Meirelles. United Kingdom: Focus Features, 2005. 129min.

  • Conteúdo de áudio e/ou vídeo publicado na plataforma digital Youtube

COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE (nome do canal). Tomada Pública de Depoimentos de Agentes de Repressão: Coronel Ustra (nome do áudio/vídeo). YouTube, 28 mai. 2013. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=pWsv4EndpfY>. Acesso em: 07/11/2022.

  • Documento de arquivo

Com autoria: ARANHA, Luís de Freitas Vale. Carta a José Pinto. Arquivo Pedro Ernesto Batista, série Correspondência; PEB c 1935.01.15 (Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, Rio de Janeiro). 15 jan. 1935.

Sem autoria: TERMO... Termo de obrigação que fazem Manuel Francisco Villar e Antonio Freire de Ocanha. Códice 296, f.108 (Arquivo Histórico Ultramarino, Lisboa). 2 mar. 1696.

  • Documento jurídico

BRASIL. Lei nº 9.140, de 4 de dezembro de 1995. Reconhece como mortas pessoas desaparecidas em razão de participação ou acusação de participação em atividades políticas, no período de 2 de setembro de 1961 a 15 de agosto de 1979, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 4 dez. 1994. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9140.htm>. Acesso em: 22 set. 2018.

Para documentos não contemplados nestes exemplos, devem ser seguidas as normas da ABNT.

 

2. Entrevistas

A publicação de entrevistas deve ser composta por uma apresentação de 3 a 6 páginas e pela entrevista, a qual não deve exceder o limite de 70 páginas. Devem ser observadas as seguintes normas:

a) A identificação do entrevistador e do entrevistado deve possuir tamanho 12 e inicial maiúscula, sendo destacadas em negrito e seguida de dois pontos;

b) O corpo textual do trabalho deve conter um título em português e um título em inglês, bem como um resumo e um abstract, com palavras-chave e keywords, seguindo a mesma padronização referente aos artigos.

c) Cortes feitos pelo autor da publicação na entrevista devem ser identificados pelas reticências entre colchetes. Divagações ou interrupções ocorridas durante a entrevista devem ser identificadas apenas pelas reticências.

As demais padronizações gráficas devem seguir as mesmas normas expostas para os artigos.

 

3. Resenhas 

A publicação de resenhas está sujeita às seguintes normas:

a) Devem respeitar o limite de 6 a 10 páginas;

b) O corpo textual do trabalho deve conter um título em português e um título em inglês, bem como um resumo e um abstract, com palavras-chave e keywords, seguindo a mesma padronização referente aos artigos.

c) Serão aceitos para publicação resumos críticos de livros na área de História ou disciplinas afins, com edições ou reedições publicadas há, no máximo, cinco anos.

As demais padronizações gráficas devem seguir as mesmas normas expostas para os artigos.

 

4. Traduções

A publicação de traduções - ou seja, de artigos já publicados em revistas estrangeiras - está sujeita às seguintes normas:

a) Devem ser encaminhadas à revista na companhia de um documento assinado pelo autor original que ateste o seu consentimento e interesse na publicação da tradução;

b) A pertinência e a qualidade de uma tradução serão avaliadas pelos organizadores do dossiê temático para o qual o texto foi enviado.

As padronizações gráficas devem seguir as mesmas normas expostas para os artigos.

Dossiê Temático

A revista estabelecerá em edital a política apropriada para esta sessão.

Para cada chamada aberta nesta categoria será especificado um número máximo de submissões (regularmente 20 [vinte]) que serão publicadas na edição. A avaliação será feita cronologicamente, pela ordem de envio dos trabalhos. Caso uma submissão não seja publicada em uma edição temática por conta de eventuais problemas na etapa de avaliação, os/as autores/as podem optar por deixá-la na fila de submissões e publicá-la posteriormente como um artigo livre.

Além disso, quando abertas chamadas de Dossiês Temáticos, a Revista Aedos e seu Conselho Editorial não se responsabilizam por eventuais submissões feitas a quaisquer outras seções que não a “Dossiê Temático”. Portanto, caso um trabalho seja submetido como Artigo Livre, por exemplo, será considerado e avaliado como tal.

Artigos

Espaço dedicado à publicação de trabalhos conclusos ou com conclusões parciais sob forma de artigo, da área de História ou disciplinas afins, resultantes de pesquisas originais ou de revisão bibliográfica. 

Os textos devem ser inéditos em periódicos de qualquer espécie, bem como em capítulos de livros (publicados ou no prelo). Caso verifique-se que o texto não é inédito, seu autor pode estar sujeito às medidas judiciais cabíveis.

Além disso, devem estar de acordo com as exigências expostas nas Diretrizes para Autores; no Regimento da revista e em eventuais editais.

Resenhas

Espaço destinado à publicação de resumos críticos de livros na área de História ou disciplinas afins, com edições ou reedições publicadas há no máximo cinco anos.

Os textos devem ser inéditos em periódicos de qualquer espécie, bem como em capítulos de livros (publicados ou no prelo). Caso verifique-se que o texto não é inédito, seu autor pode estar sujeito às medidas judiciais cabíveis.

Além disso, devem estar de acordo com as exigências expostas nas Diretrizes para Autores; no Regimento da revista e em eventuais editais.

Política de Privacidade

Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.