Sobre a Revista

Foco e Escopo

Tendo em vista a grande demanda pela divulgação de trabalhos acadêmicos de discentes de pós-graduação ou de historiadores recém-mestres ou recém-doutores, o corpo de alunos do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul decidiu propor o presente projeto de uma revista eletrônica com o objetivo de criar mais um espaço para auxiliar na divulgação e debate de suas pesquisas.

Deste modo, entendemos que a criação de um periódico que tenha por finalidade a aproximação de historiadores no nível da pós-graduação da História e áreas afins, se faz imperativo para uma maior circulação da produção do conhecimento histórico, atualmente desenvolvido nos diferentes espaços intelectuais do país.

Assim, temos como objetivo publicar textos resultantes dos trabalhos acadêmicos de pós-graduação em história (e/ou de outras áreas, desde que estabeleçam diálogo a história), assim como de recém-titulados, com resultados parciais ou finais de suas investigações. A Revista é publicada somente em meio eletrônico.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos, entrevistas e resenhas propostos serão avaliados pelo Conselho Consultivo, assessorado por um corpo de pareceristas. O Conselho Consultivo é composto por, no mínimo, oito professores doutores, vinculados a instituições de ensino superior e/ou de pesquisa, e deverão, assim como os pareceristas, ser professoras/es e/ou pesquisadoras/es atuantes em áreas de conhecimento pertinentes à temática da revista Aedos.

Os pareceres emitidos são: 'Aceitar'', ''Correções obrigatórias'', ''Submeter novamente para avaliação'', ''Enviar para outra revista'' ou ''Rejeitar''.
As propostas serão enviadas para pelo menos dois pareceristas. Havendo discordância entre eles, serão encaminhadas a um terceiro. Em caso de indisponibilidade de novos(as) avaliadores/as e passado um prazo de 8 semanas, uma decisão a partir dos pareceres já disponíveis será debatida pelo Conselho Editorial, sendo obrigatório a apreciação e o consentimento de ambos/as os/as editores/as chefe e gerente na decisão.

Periodicidade

A Revista Aedos é uma publicação eletrônica semestral de distribuição gratuita.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.

Regimento

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SU

INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA

 

Aedos - Revista do corpo discente do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

 

REGIMENTO

 

CAPÍTULO I - DEFINIÇÃO

Art. 1º - A revista Aedos é uma publicação vinculada ao corpo discente do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 

CAPÍTULO II - OBJETIVOS

Art. 2º - A revista Aedos tem por objetivo proporcionar um espaço de divulgação e debate de trabalhos acadêmicos na área de História (e/ou de outras áreas, desde que estabeleçam diálogo com a História), produzidos por pesquisadoras/es graduadas/os e pós-graduadas/os, na forma de artigos, resenhas de livros e entrevistas.

 

CAPÍTULO III - ADMINISTRAÇÃO

Art. 3º - A administração da revista Aedos será constituída por um Conselho Editorial.

Art. 4º - O Conselho Editorial deve ser composto por, no máximo, vinte integrantes, a depender do número de pessoas interessadas.

§1º - O Conselho Editorial deve, preferencialmente, ser composto de forma equilibrada por discentes oriundas/os dos cursos de Mestrado e de Doutorado.

Art. 5º - O Conselho Editorial permanecerá à frente da Revista pelo período de um ano, prorrogável por mais um, ao cabo do qual uma nova equipe deverá assumir, mediante disputa eleitoral entre as pessoas interessadas, caso o número destas seja superior a vinte.

§1º - O novo Conselho Editorial deverá ser definido até a terceira semana do primeiro semestre do calendário letivo do Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS, em reunião previamente agendada.

§2º - Caberá ao/à Editor/a-Chefe em exercício convocar, na primeira semana do primeiro semestre do calendário letivo do Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS, mediante ampla divulgação, reunião para a formação do novo Conselho Editorial.

§3º - Na referida reunião será  escolhido/a um/a Editor/a-Chefe.

§4º - Se necessário, nos termos do caput deste artigo, caberá ao Conselho Editorial em exercício definir como se dará o processo de eleição por maioria simples dentre aquelas/es consideradas/os elegíveis ou reelegíveis para a composição do novo Conselho Editorial.

§5º - Observar-se-á, no tocante à composição do Conselho Editorial, se possível, a alternância entre ocupantes oriundas/os do Doutorado e do Mestrado, de forma que estas/es estejam representados de maneira equânime.

§6º - Caso o número de integrantes do Conselho Editorial não atinja o máximo, novas/os integrantes poderão ser incorporados a qualquer tempo.

§7º - As/Os integrantes do Conselho Editorial, assim como o/a Editor/a-Chefe, podem ser reeleitos/as uma única vez, salvo o não preenchimento do número de vagas.

§8º - No momento da definição de um novo Conselho Editorial, as/os integrantes do anterior receberão um certificado atestando a sua participação, conforme o modelo exposto no Anexo I.

Art. 6º - Cabe ao Conselho Editorial:

I - Definir as estratégias financeiras da Revista.

II - Convidar integrantes para compor o Conselho Consultivo e o corpo de pareceristas.

III - Realizar a mediação entre a publicação e o corpo discente do Programa de Pós-Graduação em História, a fim de definir temas de dossiês.

IV - Estabelecer as normas e os prazos para o envio de trabalhos.

V - Encaminhar e divulgar editais.

VI - Receber os trabalhos e encaminhá-los ao Conselho Consultivo e às/aos pareceristas.

VII - Comunicar o aceite, aceite mediante reparos e/ou não aceite dos trabalhos às/aos suas/seus proponentes, conforme previsto no conjunto de normas da revista Aedos.

VIII - Encomendar textos especiais, como entrevistas, tradução de artigos ou capítulos de livros e transcrição ou tradução de fontes.

IX - Encarregar-se das atividades referentes à produção gráfica e à editoração dos textos.

X - Zelar pela periodicidade da publicação.

XI - Propor mudanças no Regimento da Revista.

Parágrafo único: toda e qualquer alteração no Regimento só será efetivada em reunião plenária do Conselho Editorial, com a presença de pelo menos 2/3 de suas/seus integrantes e a aprovação da modificação em questão por maioria simples (50% + 1).

XII - Deliberar a respeito dos casos não previstos neste Regimento.

Art. 7º -  Cabe ao/à Editor/a Chefe:

I - Supervisionar o processo editorial.

II – Designar submissão a Editor/a de Seção.

III - Gerenciar a edição: criar edições; agendar submissões; organizar o sumário.

IV - Assumir a publicação: oferecer acesso livre; arquivar as submissões e fazer o registro completo das submissões (aceitas ou rejeitadas).

Art. 8° - Cabe ao/à Editor/a Gerente

I - Definir as funções editoriais.

II - Cadastrar editoras/es, avaliadoras/es, editoras/es de seção e de texto.

III - Exercer a função de Editor/a, se necessário for.

IV - Coordenar e/ou delegar todas as atividades pertinentes à revista Aedos.

V - Convocar reuniões periódicas do Conselho Editorial.

VI - Convocar reuniões para a formação de novo Conselho Editorial.

Art. 9° - Cabe ao/à Editor/a de Seção:

I – Avaliar a submissão conforme os critérios de publicação da revista.

II - Designar avaliadoras/es para a submissão.

III - Supervisionar o processo de avaliação.

IV - Avaliar e decidir pelo melhor encaminhamento da submissão, com base nas considerações das/os avaliadoras/es.

V – Comunicar-se com autoras/es e avaliadoras/es.

VI - Exercer a função de Editor/a de Texto, ou seja, verificar e corrigir o texto, melhorando a legibilidade e clareza, questionando o/a autor/a sobre possíveis equívocos, assegurando a estrita conformidade do documento com as normas bibliográficas e estilo.

 Art. 10º - É vedado às/aos integrantes do Conselho Editorial a publicação na Revista Aedos, enquanto perdurar o seu mandato.

 

CAPÍTULO IV - SEÇÕES

Art. 11 - A revista Aedos é composta pelas seguintes seções:

 I - Artigos: espaço dedicado à publicação de trabalhos conclusos ou com conclusões parciais sob forma de artigo, resultantes de pesquisas originais ou de revisão bibliográfica.

II - Resenhas: espaço destinado à publicação de resumos críticos de livros na área de História ou disciplinas afins, com edições ou reedições publicadas há no máximo cinco anos.

III - Entrevistas: espaço para a publicação de opiniões e/ou declarações de profissionais da área de História (ou afins) que envolvam questões pertinentes ao debate historiográfico atual.

IV - Dossiê: sempre que possível, a publicação será norteada pelo dossiê, com temática a ser definida pelo Conselho Editorial e com a qual os trabalhos propostos deverão estar relacionados.

Parágrafo Único - Se o Conselho Editorial julgar conveniente, poderá indicar a publicação de traduções e transcrições de fontes.

Art. 12 - Os textos devem ser inéditos em periódicos de qualquer espécie, bem como em capítulos de livros (publicados ou no prelo), e escritos em língua portuguesa ou espanhola.

§ 1º - Caso verifique-se que o trabalho não é inédito, seu/sua autor/a pode estar sujeito/a às medidas judiciais cabíveis. 

Art. 13 - Os textos propostos devem atender as demandas da revista Aedos publicadas em edital.

 

CAPÍTULO V - AVALIAÇÃO DE TRABALHOS 

Art. 14 - A revista Aedos receberá, por meio da plataforma hospedada no Sistema Eletrônico de Editoração de Periódicos (SEER) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), submissões de artigos, entrevistas e resenhas para avaliação:

§ 1º - A qualquer tempo.

§ 2º - A partir de chamadas para dossiês, publicadas na forma de edital, a ser amplamente divulgado.

Art. 15 – Os artigos, entrevistas e resenhas propostos serão avaliados pelo Conselho Consultivo, assessorado por um corpo de pareceristas.

Art. 16 – O Conselho Consultivo é composto por, no mínimo, oito professores doutores, vinculados a instituições de ensino superior e/ou de pesquisa.

Art. 17 - Os pareceristas deverão ser professoras/es e/ou pesquisadoras/es atuantes em áreas de conhecimento pertinentes à temática da revista Aedos.

Art. 18 – Cabe ao Conselho Consultivo e às/aos pareceristas:

I - Avaliar os textos propostos e emitir pareceres de acordo com o que é estabelecido pela revista Aedos: “favorável sem qualquer restrição”, “favorável, desde que observadas as sugestões de reformulação indicadas” e “desfavorável”.

II - Informar e manter seus e-mails e demais dados para contato atualizados na plataforma da revista Aedos, hospedada no Sistema Eletrônico de Editoração de Periódicos (SEER) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Art. 19 – As/Os integrantes do Conselho Consultivo e do corpo de pareceristas poderão vir a ser convocadas/os para realizar avaliações pelo menos uma vez a cada semestre.

Parágrafo único - Poderão vir a ser excluídos do Conselho Consultivo e do corpo de pareceristas, conforme o Conselho Editorial julgar conveniente:

I – Aquelas/es que, por 02 semestres seguidos, não manifestarem resposta alguma ao serem convocadas/es.

II – Aquelas/es que, por 03 semestres seguidos, recusarem todas as convocações.

Art. 20 – As/Os integrantes do Conselho Consultivo e do corpo de pareceristas que realizarem avaliações de artigos, entrevistas e resenhas receberão um certificado, conforme o modelo exposto no Anexo II, a ser emitido no máximo até a publicação do número no qual colaboraram.

Art. 21 - A comunicação pertinente à avaliação dos textos, entre editoras/es e integrantes do Conselho Consultivo e do corpo de pareceristas, ou entre editoras/es e proponentes, deverá ser feita preferencialmente por meio da plataforma da revista Aedos, hospedada no Sistema Eletrônico de Editoração de Periódicos (SEER) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Art. 22 - As propostas serão enviadas para duas/dois avaliadoras/es. Havendo discordância entre elas/es, serão encaminhadas a um terceiro.

Art. 23 - Será assegurado o anonimato das/os proponentes e das/os avaliadores durante todo o processo de avaliação.

Art. 24 – Caso as sugestões apresentadas pelas/os avaliadoras/es demandem reformulações de maior magnitude, se considerará que o texto recebeu parecer “desfavorável”, e a/o proponente deverá ser devidamente informada/o sobre as razões desse parecer.

Parágrafo único – Será sugerido à/ao proponente que, após as reformulações, este submeta o texto novamente para avaliação.

Art. 25 - Caso não existam avaliadoras/es dispostas/os ou aptas/os a avaliar um determinado texto de forma a cumprir com a quantidade mínima de avaliadores estabelecida no art. 17, ele receberá parecer “desfavorável”, e a/o proponente deverá ser devidamente informada/o sobre as razões desse parecer.

Art. 26 – Às/Aos proponentes cujos textos não observarem as regras de formatação da revista Aedos, constantes no Anexo III, ou que apresentarem graves erros de ortografia e/ou gramática, será solicitado que realizem a reformatação e/ou correção antes que o texto seja encaminhado para avaliação.

Parágrafo único - Receberão parecer “desfavorável” aqueles textos que não forem reformatados e/ou corrigidos dentro de 14 dias a contar da data em que for feita a solicitação às/aos suas/seus proponentes.

Art. 27 -  Ao decorrerem 12 meses da data de submissão dos textos, aqueles que por qualquer motivo não tenham sido avaliados e/ou publicados em edições da revista Aedos receberão parecer “desfavorável”, e a/o proponente deverá ser devidamente informada/o sobre as razões desse parecer.

Art. 28 – Um/a mesmo/a proponente poderá constar como autor/a apenas uma vez por número, independente da seção. 

Parágrafo Único - Caso um/a proponente tenha mais de um texto aprovado, caberá ao Conselho Editorial decidir qual será publicado, deliberar sobre a publicação do(s) outro(s) em números subsequentes e informar o/a proponente da sua decisão.

Art. 29 – Às/Aos proponentes não cabe nenhum tipo de recurso em relação ao parecer recebido pelos seus trabalhos.

 

CAPÍTULO VI - PUBLICAÇÃO

Art. 30 – Aedos é uma revista publicada semestralmente, online.

§ 1º ­ Números especiais podem vir a ser publicados.

§ 2º - Anais de evento podem vir a ser publicados no máximo 02 vezes por ano, desde que observadas as seguintes regras:

I - A publicação será feita apenas em número especial da revista Aedos, a ser publicada separadamente do Dossiê ou da edição referente àquele semestre.

II - A organização do evento deverá entrar em contato previamente com o Conselho Editorial, que avaliará a solicitação em reunião plenária, aprovando-a ou rejeitando-a conforme julgar pertinente.

III - A publicação de número especial com anais de evento se dará em até 06 meses após a submissão dos textos pela organização do evento.

IV -  Os textos submetidos deverão estar em formato artigo, já adequados às normas de publicação da revista Aedos - constantes no Anexo III - e revisados ortográfica e gramaticalmente.

V - No caso da publicação de anais de evento, não será exigida uma titulação mínima das/os autoras/es, e os textos não serão submetidos aos pareceristas da revista Aedos.

VI - O Conselho Editorial reserva-se o direito de não publicar os Anais na íntegra, havendo a possibilidade de rejeição de textos cuja publicação não seja julgada pertinente.

Art. 31 - A revista Aedos publicará no mínimo 14 artigos por ano, preferencialmente distribuídos de forma igualitária entre os números semestrais.

Art. 32 - A revista Aedos deverá seguir o padrão de identidade visual especificado no Anexo IV, e qualquer mudança neste deverá ser objeto de decisão em reunião plenária do Conselho Editorial.

Art. 33 – O site da revista Aedos, bem como as suas contas em redes sociais, deverão ser atualizados periodicamente pelas/os integrantes do Conselho Editorial.

 

Porto Alegre, 6 de junho de 2016.

Sponsors

Agradecemos o apoio institucional do Programa de Pós-Graduação do curso de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGH-UFRGS) e da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFRGS (PROPESQ-UFRGS), através do Programa de Apoio à Edição de Periódicos.

Histórico do periódico

CONSELHOS EDITORIAIS ANTERIORES

 

2022

Vicente da Silveira Detoni (Editor-Chefe)

Renata dos Santos de Mattos (Editora-Gerente)

Alanna de Jesus Teixeira

Alex Juarez Müller

Anderson Romário Pereira Corrêa

Andressa da Silva Machado

Bianca Mascarello Giotti

Bruno Tadeu Novato Resende

Caio de Souza Tedesco

Caroline Ortiz Fortes

Cristian Bianchini de Athayde

Domingos Mula Cá júnior

Elisa Schneider Venzon

Erico Loyola

Francielle Pinto Andrade

Geovane B. Costa

Jéssica Bitencourt Lopes

Juliana Daitx Guimarães

Julien Santos de Mello

Leandro Ferreira Souza

Mayquel Eleuthério

Michel Ehrlich

Pedro Henrique Batistella

Rame Ferreira

Saido Baldé

Sandro Marques dos Santos

Vander Gabriel Camargo

Vinicius Furquim de Almeida

Zaida Cristina B. L. Nicolau

 

2021

Lúcio Geller Junior (Editor-Chefe)

Maria Eduarda Magro (Editora-Gerente)

Alex Juarez Müller

Anderson Romário Pereira Corrêa

Andressa da Silva Machado

Bruno Tadeu Novato Resende

Caroline Duarte Matoso

David da Silva Carvalho

Elísia Gabriela Cardoso

Érico Teixeira de Loyola

Gabriel Vanin Ethur

Gabriela Schmitt

Geovane B. Costa

Giovane Dutra Zuanazzi

Jacilene Aguiar Silva

Marcus da Silva Dorneles

Matheus Barros Da Silva

Nathália Ketlen Dias Oliveira

Pedro Henrique Batistella

Polliana Borba

Rafael Barbosa de Jesus Santana

Renata dos Santos de Mattos

Saido Baldé

Vanessa Ames Schommer

Vicente da Silveira Detoni

Vinícius Reis Furini

Yuri Leonardo Rosa Stelmach

 
2020

Bruno Grigoletti Laitano (Editor-Chefe)

Juliana Carolina da Silva (Editora-Gerente)

Ângela Pereira Oliveira Balladares

Caroline Duarte Matoso

Deiner Lucian Barili

Gabriela Schmitt

Geovane B. Costa

Giovane Dutra Zuanazzi

João Camilo Grazziotin Portal

Júlia Bolognini Klassmann

Lúcio Geller Junior

Maria Eduarda Magro

Noemia Dayana de Oliveira

Pedro Henrique Batistella

Rafael Barbosa de Jesus Santana

Tatiane Bartmann

Vanessa Ames Schommer

Vicente da Silveira Detoni

Vinícius Reis Furini

Wellington Rafael Balém

Yuri Leonardo Rosa Stelmach

2019

Priscila Cristina Nascimento Lopez de Scoville (Editora-Chefe)

Debora Salvi (Editora-Gerente)

Ana Júlia Pacheco

Ângela Pereira Oliveira Balladares

Bruno Grigoletti Laitano

Emerson da Silva Folharini

Felipe Farret Brunhauser

Juliana Carolina da Silva

Kauê Junior Neckel

Letícia Wickert Fernandes

Mariani Bandeira

Moises Sayão

Noemia Dayana de Oliveira

Rovian Schenatto Palavicini

Tiago Vidal Medeiros

Vinicius Silveira Cerentini

Vitor da Cunha

2018

Maíra Oliveira dos Santos (Editora-Chefe)

Israel Aquivo (Editor-Gerente)

Allan Kardec da Silva Pereira

Ângela Pereira Oliveira

Debora Salvi

Eduarda Borges da Silva

Erick Vargas da Silva

Greice Adriana Neves Macedo

Guilherme Cardoso

João Evangelista

Luísa Caiaffo Valdez

Mariani Banddeira

Priscila Cristina Nascimento Lopez de Scoville

Rovian Schenatto Palavicini

Tiago Vidal Medeiros

Vitor da Cunha

2016-2017

Micaele Irene Scheer (Editora-Chefe)

Marina Gris da Silva (Editora-Gerente)

Ana Júlia Pacheco

Augusta Silveira de Oliveira

Bruno Segatto

Débora Priscila Graeff

Débora Strieder Kreuz

Douglas Souza Angeli

Érico Teixeira de Loyola

Fernanda Feltes

Graziele Corso

Iamara Silva Andrade

Mario Marcello Neto

Michele de Oliveira Casali

Thaís Fleck Olegário

Wellington Rafael Balém

2015-2016

Bruno Félix Segatto (Editor-Chefe)

Graziele Corso (Editora-Gerente)

Camila Albani Petró

Claudio Klippel Borges

Débora Priscila Graeff

Erick Vargas da Silva

Erico Teixeira de Loyola

Felipe Schulz Praia

Guilherme Kichel de Almeida

Guilherme Machado Nunes

Hildebrando Maciel Alves

Maria Karina Ferraretto

Marina Gris da Silva

Maurício Marques Brum

Micaele Irene Scheer

Rafael Filter Santos da Silva

Wellington Rafael Balém

2014-2015

Anderson Vargas Torres (Editor-Chefe)

Anna Fernandes

Bernard Prietto

Bruno Félix Segatto

Fábio Rosa Faturi

Jacson Schwengber

Lucas Gasparotto

Nauber Gavski da Silva

Rodrigo Dal Forno

Pâmela Pinho

2013

Luis Fernando Telles D'Ajello (Editor-Chefe)

Silvania Rubert (Editora-Gerente)

Eduardo Chaves

Fabio Rosa Faturi

Gabriela Correa da Silva

Jônatas Marques Caratti

Mateus Campos Ranzan

Nauber Gavski da Silva

Odilon Caldeira Neto

Rafael José Bassi

Rodrigo Moraes Alberto

2012

Alessandro Roberto Hoppe Güntzel (Editor-Chefe)

André Soares Anzolin (Editor-Gerente)

Cristiano Pinheiro de Paula Couto

Darlan Pinheiro de Lima

Diogo Jardim Quirim

Dúnia dos Santos Nunes

Helena Cancela Cattani

Isackson Luiz Cavilha Mendes

Marina Corrêa da Silva de Araújo

Maurício Garcia Borsa dos Santos

Rafael Orcelli Marques

Rodrigo Bragio Bonaldo

2011

Alexandra Coda (Editora-Chefe)

Antonio Prestes

Carla Menegat

César Castro Pereira

Cristiano Pinheiro de Paula Couto

Denis Renan Correa

Franciele Becher

Luciano Costa Gomes

Marcos Schulz

Marina Kruger Pelissari

Roger Elias

Tiago da Costa Guterres

2009-2010

Marcello Paniz Giacomoni (Editor-Chefe)

Caroline Rafaela Heck

Cristiano Pinheiro de Paula Couto

Débora Regina Vogt

Diego Speggiorin Devincenzi

Elenita Malta Pereira

Juliano Francesco Antoniolli

Karina Moreira Ribeiro da Silva e Melo

Mônica Karawejczyk

Rafael Vicente Kunst

Soraia Sales Dornelles

Vitor Claret Batalhone Jr.

2008-2009

Marisângela Terezinha Antunes Martins (Editora-Chefe)

Aristeu Elisandro Machado Lopes

Arthur Lima de Avila

Carlos Dias

Eliete Lucia Tiburski

Fagner dos Santos

Ícaro Bittencourt

Igor Salomão Teixeira

Jocelito Zalla

Luís Fernando D'Ajello

Márcia Solange Volkmer

Rafael Hansen Quinsani