Perfil de acadêmicos de Odontologia sobre biossegurança

Autores

  • Juan Érico de Xerez Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Hugo Costa Neto Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Francisco Lopes Júnior Universidade Potiguar
  • Conceição Aparecida Maia Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Hébel Cavalcanti Galvão Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Manuel Antonio Gordón-Núñez Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.22456/2177-0018.31231

Palavras-chave:

Odontologia, Biossegurança, Controle de infecções, Estudantes

Resumo

A formação do profissional da Odontologia requer preparo e esclarecimento quanto ao uso das medidas universais de biossegurança em virtude da exposição a agentes infectocontagiosos. Este estudo descritivo teve como objetivo avaliar o nível de conhecimento de uma população de acadêmicos de Odontologia a respeito de biossegurança, além de identificar as dúvidas mais frequentes sobre medidas preventivas no ambiente odontológico e avaliar o interesse desses acadêmicos em relação ao tema biossegurança. A amostra foi constituída por 358 alunos de três universidades. Foi aplicado um questionário contendo perguntas objetivas e subjetivas em alunos dos 1º, 5º e últimos períodos. Observou-se que 92.6% dos alunos conheciam o significado de biossegurança e 92.3% relatou o uso de EPI pelo seu CD e para o paciente. Frente a um atendimento na clínica, 291 (82.7%) alunos responderam que saberiam se cuidar e 59 (16.8%) que não, sendo 94.9% destes últimos, alunos do primeiro período. Entre os alunos do primeiro período, 38.4% responderam não ser importante considerar o paciente como potencial portador de doença. Conclui-se que, é importante ministrar conteúdos básicos sobre biossegurança nos períodos pré-clínicos, visando a entrada dos alunos às atividades clínicas com maior segurança. Ressalta-se ainda a importância da fiscalização e atualização periódicas de práticas, e conhecimentos das medidas preventivas adequadas que permitam o exercício de atividades acadêmicas em segurança em todos os períodos do curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juan Érico de Xerez, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Hugo Costa Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Cirurgião Dentista em formação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Com interesse nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Bolsista BALCÃO-IC/CNPq/UFRN no projeto: AVALIAÇÃO IMUNOHISTOQUÍMICA DA IL-17, TGF-beta E FOXP3 EM CISTOS RADICULARES e CISTOS RESIDUAIS, vinculado ao Departamento de Odontologia da UFRN.

Francisco Lopes Júnior, Universidade Potiguar

Graduação em Odontologia pela Universidade Potiguar, Brasil(2009) Cirurgião Dentista da Prefeitura Municipal de Areia Branca , Brasil

Hébel Cavalcanti Galvão, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui Graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1985), mestrado em Patologia Oral pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1989) e doutorado em Patologia Oral pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000). Atualmente é professor adjunto iV da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: imuno-histoquímica, cistos odontogênicos, manifestações orais de doenças sistêmicas e câncer oral.

Manuel Antonio Gordón-Núñez, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal da Paraíba, mestrado em Patologia Oral pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e doutorado em Patologia Oral pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pós-Doutorado em Patologia Oral no Programa de Pós-Graduação em Patologia Oral da UFRN. É membro do corpo editorial da RBPO- Revista Brasileira de Patologia Oral (1677-9630). Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Clínica Odontológica e Patologia Oral, atuando principalmente nos seguintes temas: Manifestações estomatológicas de doenças sistêmicas, câncer oral, cisto e tumores odontogênicos.

Downloads

Publicado

2012-11-19

Como Citar

de Xerez, J. Érico, Neto, H. C., Júnior, F. L., Maia, C. A., Galvão, H. C., & Gordón-Núñez, M. A. (2012). Perfil de acadêmicos de Odontologia sobre biossegurança. Revista Da Faculdade De Odontologia De Porto Alegre, 53(1), 11–15. https://doi.org/10.22456/2177-0018.31231

Edição

Seção

Artigos originais